Orça a Rádio Cidade

Play
Pause

12 de April de 2024

12 de April de 2024

PRF e IBAMA inicia Operação FPI na bacia do Paraguaçu

Compartilhe:

 

Ascom / PRF

 

Polícias Rodoviários Federais e agentes do IBAMA, iniciaram nesta segunda-feira, 18/08, a 1ª etapa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI)  do Paraguaçu. A operação é coordenada pelo Ministério Público da Bahia, e conta com a participação de diversos órgãos federais e estaduais, tendo como objetivo realizar ações preventivas e repressivas contra os danos ambientais à Bacia do Rio Paraguaçu. As equipes montaram barreiras ao longo das estradas e rodovias,  a fim de fiscalizar o trânsito de produtos florestais e coibir o tráfico de animais silvestres.

O primeiro flagrante da Operação, foi registrado por volta das 11:00h,  no KM 105 da BA 242, trecho de Iraraquara, quando foi abordado um VW/Gol que transitava com placas falsas. Ao fiscalizar o veículo, as equipes perceberam sinais de adulteração no chassi, e após consulta ao sistema, identificaram como placa original JPM-8725/BA, com registro de roubo em 15/02/2010, em Salvador. Questionado pelos PRFs, o condutor de 19 anos, informou que não possuía CRLV, e que tinha adquirido o automóvel por R$ 6.000,00 (seis mil reais), na cidade de Irecê/BA. O suspeito foi detido por receptação de veículo roubado e encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária local.

O segundo fato, ocorreu no inicio da tarde, quando os PRFs em conjunto com os agentes do IBAMA, receberam denúncia informando que uma serraria da região de Tanquinho, município de Lençóis, estaria utilizando madeira ilegal para fabricação de moveis. Ao chegar no local, as equipes constataram que a fabrica já havia sido fiscalizada pelo IBAMA há 3 meses, e as atividades já estavam suspensas. Porém, foi apreendida uma motoserra sem documentação legal, e um papagaio que estava sendo mantido em cativeiro, não sendo possível encontrar o proprietário.

O terceiro flagra foi registrado no final do dia, já no KM 301 da BR 242, município de Lençóis, quando os PRFs e agentes do IBAMA, destruíram um forno clandestino usado na produção ilegal de carvão vegetal, e apreenderam cerca de 12m³ de carvão que já estavam prontos e ensacados para a venda.  Ao perceber a aproximação das equipes, os infratores fugiram pela vegetação, não sendo possível alcança-los.

 

IMG-20140819-WA0010 IMG-20140819-WA0011 IMG-20140819-WA0014

 

Compartilhe:

Leia mais

Policia Civil
Arma apreendida
Passaros apreendidos
Ambulancias
UFSB
Acessibilidade Bombeiros
Dengue
Reuniao indígenas
Capacitacao ambiental
Foragido preso
Identidades aldeia de Prado
Reuniao liderancas indigenas capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados