Orça a Rádio Cidade

PPA Participativo do Governo Federal: Poder Público e sociedade civil unem forças para realização de plenária estadual

Compartilhe:

A organização e mobilização para o lançamento do ciclo de plenárias do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027 do Governo Federal, que acontece na Arena Fonte Nova, nesta quinta-feira (11), a partir das 8h30, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram discutidas nesta quarta-feira (10), em reunião realizada na Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan). Atores sociais de diversos movimentos populares, dentre eles, movimentos sociais, sindicais, urbanos e rurais, além de representantes da Secretaria Geral da Presidência da República e das secretarias estaduais do Planejamento e de Relações Institucionais (Serin), participaram do encontro.

O Diretor de Planejamento e Orçamento Participativo da Secretaria Geral da Presidência da República, Ubiratan de Souza, destacou a importância do encontro. “Esta reunião aqui com os movimentos populares é fundamental, pela força destes movimentos, além da capacidade de mobilização, de trazer o povo trabalhador para dentro do processo participativo na plenária estadual da Bahia”, explica.

Já o coordenador de Governança Territorial da Seplan, Vanduy Cordeiro, revela o protagonismo alcançado pela Bahia, graças ao legado construído ao longo dos últimos 16 anos, quando foram realizados cinco Planos Plurianuais de forma participativa. “Recentemente nós concluímos a etapa das escutas sociais do nosso PPA, que contou com a participação cerca de 8.500 pessoas, contribuindo com sugestões de iniciativas governamentais nas diversas áreas de políticas públicas, em um processo rico de construção coletiva, que deve guiar toda a gestão pública. Com grande satisfação, daremos a largada na realização das plenárias do PPA do Governo Federal, pois temos a convicção da importância do diálogo com a sociedade na construção de políticas mais efetivas”.

Para Antônio Bastos, representante do Movimento Negro Unificado (MNU), é a grande expectativa que existe por parte dos movimentos sociais para a realização do Plano Plurianual Participativo do Governo Federal. “Nós vivemos momentos turbulentos com um grau muito elevado de violência contra os movimentos sociais e agora a gente tem a retomada de um processo que foi interrompido por conta de uma série de intempéries que nós sofremos na construção da política nacional. É um retorno extremamente gratificante, uma oportunidade onde os movimentos sociais poderão apontar novamente, no planejamento nacional, aquilo que pretendem dentro da construção de um Brasil mais justo e mais igual”, relata.

Planejamento Governamental 

O PPA é uma das três leis orçamentárias do Brasil, ao lado da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e da LOA (Lei Orçamentária Anual). É elaborada de quatro em quatro anos, sempre no primeiro ano e com vigência a partir do segundo ano de mandato. Ela define os eixos, as diretrizes e os objetivos estratégicos do governo para o período e aponta os programas e metas que permitirão atingir esses objetivos. O plano deve ser entregue ao Congresso até 31 de agosto do primeiro ano do mandato presidencial, juntamente com a Lei Orçamentária Anual – LOA.

A participação social na elaboração do PPA se dá em três dimensões. Na dimensão estratégica, aponta-se a visão de País ao fim de quatro anos, com as respectivas diretrizes e objetivos estratégicos. Na dimensão tática, definem-se os programas que serão realizados no período, seus objetivos principais e específicos.

Por fim, na dimensão gerencial, os órgãos governamentais inserem no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP) informações sobre o que entregarão para a sociedade, com indicadores, metas anualizadas e regionalizadas, facilitando o acompanhamento dos programas por parte do governo.

O processo de participação social se estenderá até meados de julho, quando as contribuições da população serão sistematizadas pela Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral e encaminhadas à Secretaria Nacional de Planejamento do MPO. Posteriormente, serão submetidas à análise pelas equipes técnicas dos ministérios envolvidos na elaboração do PPA para eventual incorporação..

Plenárias Estaduais 

O cronograma de plenárias estaduais começa nesta quinta-feira (11), em Salvador, e segue até 10 de julho, em São Paulo, passando por todos os estados e Distrito Federal. No dia 12 haverá plenárias em Maceió e Recife. Encerrando a primeira rodada, a plenária da Paraíba será realizada no sábado (13), em João Pessoa. Nas três, a abertura ficará a cargo dos ministros Márcio Macêdo e Simone Tebet.

O público-alvo preferencial das plenárias são representantes da sociedade civil organizada, e as inscrições podem ser feitas antecipadamente, na página do PPA Participativo, ou presencialmente antes do início de cada plenária.

Também entre 11 de maio e 10 de julho estará ativa a plataforma Brasil Participativo, onde os integrantes das plenárias e os cidadãos em geral poderão eleger como prioritários três programas do Governo Federal, além de apresentar três propostas e votar em outras três. Estão previstos ainda, até o final do processo de consulta, dois Fóruns Interconselhos nacionais – o primeiro foi realizado em Brasília nos dias 18 e 19 de abril.

 

Fonte: Ascom/Seplan

Compartilhe:

Leia mais

Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados