Orça a Rádio Cidade

Por determinação da Anac, aeroporto de Porto Seguro opera com número reduzido de voos

Compartilhe:

aeroporto porto seguro
O aeroporto de Porto Seguro opera há mais de um mês com um número de voos reduzido, segundo informou a Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), que administra o terminal desde o ano 2000. De acordo com a empresa, a redução das operação foi uma determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que apontou “não conformidades” após realização de vistoria no local.
Conforme o coordenador da Sinart, Carlos Roberto Rebouças, desde o dia 3 de março o número de voos no aeroporto está reduzido, após a unidade não ter conseguido, dentro do prazo determinado pela Anac, uma certificação operacional. Em março, o aeroporto operou com quase 30 voos a menos. Em abril, a unidade opera com 15 voos a menos.
“Estamos sofrendo processo de certificação operacional pela Anac, assim como outros 18 aeroportos do país, e o órgão apontou algumas não conformidades na operacionalidade e na infraestrutura. Temos aqui uma média de 145 voos por semana, mas esse número foi reduzido para 117 pela Anac em março. Passamos o mês inteiro operando dessa forma, mas dissemos que a demanda é bem maior que isso e eles deram flexibilidade, e estipularam, agora, 130 voos semanais a partir de abril”, destacou.
Conforme Rebouças, a agência encontrou inadequações dentro e fora do terminal, e disse que as operações só poderiam voltar ao normal após as “não conformidades” serem solucionadas.
“No que diz respeito às não conformidades na operação, a gente vem fazendo as adequações. Mas no que diz respeito à infraestrutura, há inconformidades que não temos como resolver por terem sido detectadas no entorno do aeroporto, em área que é de competência da prefeitura. A Anac, por exemplo, reporta como não conformidades postes, árvores, edificações comerciais e até uma estrada que passa ao lado da pista e que não cabe à Sinart resolver. São obstáculos físicos foram do limite de atuação da empresa e que demandam ação da prefeitura e do Estado”, destacou.
O coordenador da Sinart diz ainda que uma das preocupações da empresa, com a restrição da Anac, é atender à demanda nos meses de alta estação.
“Estamos tentando revolver essa situação para ter a liberação dos voos em julho, que é um mês de alta estação, assim como outubro, janeiro e fevereiro. Com a limitação de realizar 130 voos semanais, a gente até consegue atender a demanda dos meses de baixa estação, é aceitável. Mas, nos meses de alta estação, é preciso um número bem maior. Em janeiro do ano passado, só para se ter ideia, teve semana que foram realizados até 201 voos”, disse.
Anac
Em nota, a Anac disse, no entanto, que não há uma imposição para redução do número de voos, mas sim uma proibição para o aumento de voos. A medida foi imposta, segundo o órgão, para garantir a segurança do aeroporto.
De acordo com a Anac, a portaria n°623/SIA, de fevereiro de 2017, determina a proibição no aumento de frequências (voos) devido à falta de obtenção de Certificação Operacional.
O órgão disse que, na vistoria feita no local, foram identificadas não conformidades como necessidade de correção do Manual de Operações do Aeródromo (MOPS), implementação de procedimentos e adequação física da infraestrutura. Esses pontos, segundo a Anac, foram as adequações solicitadas ao operador aeroportuário, em ofício encaminhado, e que ensejou em restrição de algumas operações.
A Anac diz ainda que não existe prazo regimental para que o aeroporto regularize a situação, entretanto, essa e outras medidas podem ser adotadas até a solução das não conformidades do terminal.
Prefeitura
A prefeitura de Porto Seguro informou, em nota divulgada em seu site oficial, que vice-prefeito Humberto Nascimento, e o procurador-geral, Hélio Lima, participaram de uma reunião com o presidente da Anac, José Ricardo Botelho, para tratar da restrição imposta pela agência ao aeroporto.
Segundo a prefeitura, o vice-prefeito avaliou a reunião como positiva, e a expectativa é de que se encontre um caminho para sanar todas as pendências. “Estamos fazendo nossa parte e nos empenhando para contribuir que sejam tomadas as medidas mitigatórias, para que o aeroporto esteja totalmente liberado para as operações da alta temporada, uma vez que a ANAC já ajustou a restrição, atendendo à necessidade de voos da baixa temporada”, disse Nascimento na nota.
A prefeitura ainda disse que terá o apoio do Governo da Bahia para a solução dos problemas apontados pela ANAC. (G1 BA)

Compartilhe:

Leia mais

Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados