Intenso ar polar que já se espalha pelo Brasil deverá se deslocar até o centro-sul baiano e causará queda de temperatura. Enquanto isso, as chuvas deverão se intensificar no leste do Nordeste, em especial, leste da Bahia, Sergipe e Alagoas, como é comum para a época do ano.
Outro fator que chama atenção sobre a intensidade dessa massa de ar polar é que ela conseguirá atingir o estado da Bahia, em específico o centro-sul do estado. As cidades de Brumado, Caetité, Cocos, Coribe, Eunápolis, Guanambi, Itapetinga, Itamaraju, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, são algumas das principais cidades que serão atingidas pelo frio. A penetração desse ar mais frio está prevista para o dia 19 de maio e são previstos mínimas de até 8 graus a menos em relação à média. O frio deve permanecer até o dia 21 de maio.
Cabe ressaltar que não é incomum que as massas de ar polar atinjam o centro-sul ou o sul da Bahia, normalmente as massas de ar polar mais intensas conseguem atingir essa região com certa frequência. Porém, atenção, não existe o risco de quedas extremas de temperatura ou do fenômeno da geada.
Ao observar o mapa acima é necessário se atentar a escala de temperatura ao lado que não deve ser confundida com a temperatura real, ou seja, não serão registrados -8°C na Bahia, se trata de uma redução de 8° na temperatura em relação à média. Exemplificando: Se uma cidade possui média de 20°C de mínima, o ar polar irá reduzir a mínima para 12°C.
Associado a essa forte massa de ar polar existe uma frente fria que deverá avançar em alto mar até a altura da costa alagoana. Em seu percurso, ela deverá levar bastante chuva para as áreas costeiras e adjacentes. Os estados da Bahia (nordeste baiano, litoral norte e recôncavo), todo estado de Sergipe e Alagoas deverão ser as áreas contempladas nos próximos 10 dias.
Sergipe e Alagoas segundo o modelo GFS deverão ser os mais beneficiados pelas chuvas, chuvas essas que irão penetrar o agreste e o sertão. Na Bahia são previstos valores de precipitação que oscilam entre 12-125 mm. Em Sergipe e Alagoas, a previsão é de valores oscilando entre 100-300 mm. A previsão de 300 é válida para as zonas costeiras. Vale ressaltar que durante o outono e inverno é comum chuvas nestas localidades, em especial as zonas costeiras.