Orça a Rádio Cidade

Lula e FHC assinam nota contra proposta de Paulo Guedes no Mercosul

Compartilhe:

Por Giullia Chechia Mazz

Juntos, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinaram uma nota neste sábado, 5, em defesa da Argentina contra a proposta de redução de tarifas para importação por parte do Mercosul. A informação foi confirmada pela assessoria de Lula à Jovem Pan. Para dinamizar as operações econômicas brasileiras, o ministro da Economia, Paulo Guedes, defende a redução da Tarifa Externa Comum (TEC) em pelo menos 20%. Todos os países que compõem o Mercosul cobram esta taxa nas importações realizadas pelas nações que não fazem parte do bloco. Atualmente, integram o Mercosul como membros plenos o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. Também estão associados ao bloco o Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname.

“Concordarmos com a posição do presidente da Argentina, Alberto Fernández, de que este não é o momento para reduções tarifárias unilaterais por parte do Mercosul, sem nenhum benefício em favor das exportações do bloco. Concordamos também que é necessário manter a integridade do bloco, para que todos os seus membros desenvolvam plenamente suas capacidades industriais e tecnológicas e participem de modo dinâmico e criativo na economia mundial contemporânea”, registra a nota assinada por Lula e FHC.

Durante uma reunião de ministros dos países que integram o Mercosul, realizada em abril, Guedes e o representante da Economia da Argentina, Martín Guzmán, se desentenderam sobre o assunto. O governo argentino é contrário à diminuição da tarifa e, por isso, chegou a apresentar uma alternativa mais complexa para convencer o governo brasileiro de desistir da proposta. No entanto, o Brasil não concordou em abrir mão da redução e terminou o encontro sem acordo. Na época, Guedes se pronunciou sobre o debate afirmando que a diminuição da tarifa de importação é importante. “Essa redução não machuca ninguém. Isso é só para manter todo mundo aquecido”, analisou o titular da pasta.

Fonte: Joven Pan

Compartilhe:

Leia mais

Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados