Franedir Gois/OPovonews
No dia 18 de fevereiro, sábado de carnaval, “Vozes e Riquezas da Terra” esteve nas dependências do Mercadão Municipal de Teixeira de Freitas enaltecendo a linda e extraordinária história de mais de 650 comerciantes e outros 250 feirantes que desde 1970 estão aquecendo o maior centro comercial de Teixeira de Freitas com suas diversas atividades.
A história do Mercadão é contada por nativos mencionando que desde 1968, o prefeito Amazias Barreto de Morais, de Alcobaça, ofereceu a feira para o local onde hoje é a Praça da Bíblia. No entendimento de alguns feirantes o local ficou na contramão e daí surgiu a história do Mercadão, que hoje dá orgulho para todos.
Por que o nome PAUSOEIRA e incêndio no início dos anos 80?
Devido à grande quantidade de barracas de madeira que se fixaram no espaço, ganhou o apelido de pausoeira, o que facilitou para o incêndio ocorrer destruindo todos os pertences dos feirantes e camelôs que trabalhavam no entorno.
Hoje o Centro de Abastecimento de Teixeira de Freitas, mais conhecido como “Mercadão”, representa o maior incentivador para comercialização dos produtos agrícolas produzidos pela agroindústria local e regional. Administrado pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico. Os trabalhos internos de gerência estão conduzidos por: Gilson, Maurino e Róbson, ambos voltados para condução das atividades do dia-a-dia.
Conforme dados de Frei Elias, Alzinete Ferreira (UNEB) e Daniel Rocha da Silva, ambos registraram a história do Mercadão. Asseguram que a construção foi autorizada pela Prefeitura de Teixeira de Freitas, em 1987, no valor correspondente, em cruzeiros, a 155.000. Tal construção realizada 3 anos depois da emancipação de Teixeira de Freitas, com objetivo de atender os interesses dos comerciantes e agricultores.
Na programação do “Vozes e Riquezas da Terra” marcaram presença a representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Lívia e os representantes do Mercadão, Gilson e Maurino, assim como José Carlos da Rocha, presidente da CDL e outros personagens que fazem parte da história já desde o início do Mercadão.
Matriarcas do Mercadão
Olerina Santana de Oliveira 49 anos de trabalho na área; Zeudi Vieira dos Santos, 46 anos de atividades; Luzia Maria Salomão Lima, 43 anos de atividades; Delvani Silva, 43 anos de atividades; Maria Costa Silva, 41 anos de atividades; Marilene Laurentino da Silva, 39 anos de atividades; Maria do Carmo, 39 anos de atividades; Ana de Lurdes Fernandes Rocha, 38 anos de atividades; Maria de Lurdes dos Santos, 36 anos de atividades; Cleuza Ferreira de Jesus, 32 anos de atividades; Eva Fernandes Costa, 30 anos de atividades.
Atividades do Mercadão
Açougues; produtos agropecuários e veterinários; produtos naturais; equipamentos para açougues; equipamentos de energia solar; peças para fogão; casa lotérica, utilidades domésticas; artes; utensílios de barro; sex shop; acessórios importados e nacionais; manutenção de computadores; manutenção de celulares; vestuários adultos/infantil; calçados; esmalteira; distribuidora de alimentos; distribuidora de bebidas; produtos derivados do leite; produtos derivados da mandioca; cereais; peixaria; temperos; distribuidora de frutas; distribuidora de embalagens; tabacaria; café moído na hora; restaurantes; lanchonetes; cosméticos; peruca de cabelo natural; brinquedos; relojoaria; estética; ótica; lan house e serviços de xérox; salão de beleza; sapataria; cachaçaria; alfaiataria; plantas e mudas frutíferas; sorveteria.
Depois da programação do Riquezas da Terra a animação do Mercadão ficou por conta de Tony, o cover do Amado Batista e o grande artista Péricles, um dos melhores cantores da MPB.
Vídeos no Mercadão: