Depois de uma semana marcada pelo frio, a primeira segunda-feira de agosto deve amanhecer com temperaturas um pouco mais amenas em quase todo o país.
Em Teixeira de Freitas, Extremo sul da Bahia e em Salvador é dia de Sol, com chuva de manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade. Em Salvador
A massa de ar polar que estava no Brasil começa a perder força, principalmente no Norte e no Centro-Oeste. Em Cuiabá, por exemplo, as tardes já ficam quentes durante a semana, devendo se aproximar dos 36ºC. No Sudeste, a semana será menos gelada, apesar de madrugadas e noites ainda frias, com temperaturas na casa dos 10ºC em São Paulo.
No Nordeste, a previsão para a semana é de chuvas, nebulosidade e um refresco no calor, causado pelo excesso de nuvens. Na região Sul, o frio também deve dar uma folga, inclusive nas madrugadas, com mínimas perto dos 8ºC. Bem menos gelado do que a última semana. Na última quinta-feira (29), a cidade de Urupema, interior de SC, chegou aos -8,9ºC, a menor temperatura registrada no Brasil em 2021. Nas serras gaúcha e catarinense, a massa de ar polar deve manter as temperaturas perto de 0ºC.
Três frentes frias pela frente
“Para agosto, prevemos ainda a entrada de três frentes frias. Até o momento, a segunda frente fria, no meio do mês, deve ser bastante intensa, trazendo possibilidade de neve. Esse foi um dos invernos mais intensos dos últimos anos” , disse a meteorologista do Climatempo Daniela Freitas.
Depois de frio intenso no Brasil inteiro, temperaturas começaram a subir no domingo (1) em algumas capitais. Mas, em alguns lugares, o frio seguiu firme. O primeiro dia de agosto chegou com com temperatura negativa e geada na Serra de Santa Catarina, com – 0,28ºC na cidade de Bom Jardim da Serra.