Os festejos de São Pedro e São Paulo motivou os fiéis devotos de Teixeira de Freitas e região com o encerramento das festividades ocorridas nessa quarta, 29 de junho. Em Teixeira de Freitas, o padroeiro do município, foi feriado e a comunidade celebrou com carreatas, procissões, festas tradicionais e artísticas.
Em Mucuri, a festa do Peroá, em Alcobaça a tradicional procissão de barcos, dentre outras mostraram a importância dos santos na religiosidade e na cultura da região.
A origem desta celebração é muito antiga e, supostamente, ocorre em 29 de junho, pois teria sido a data do aniversário de morte e do translado das relíquias de ambos os santos.
Acredita-se que essas as festas juninas foram inspiradas nos rituais de comemoração da fertilidade da terra, no período pré-gregoriano durante o solstício de verão na Europa.
Posteriormente, foram adotadas pela Igreja Católica como homenagem aos santos do mês. No Brasil, os registros históricos apontam que desde o século XVII as festas juninas eram comemoradas.
O dia de São Pedro e São Paulo tem como objetivo manter viva na memória dos cristãos as origens da Igreja e, por isso, são celebrados no mesmo dia, pois estavam unidos no mesmo propósito.
Esta data ainda é considerada o Dia do Papa, pois São Pedro, segundo os católicos, foi o primeiro Papa da Igreja, além de ter sido o que permaneceu por mais tempo com esse título (37 anos).