Foi a 11 de julho de 1987 que o contador mundial de população chegou aos cinco biliões de pessoas, inspirando a ONU a criar este dia em 1989 e a comemorar anualmente esta efeméride a 11 de julho.
Estima-se que a evolução da população mundial registre um aumento anual de 75 milhões de pessoas. Quanto à distribuição da população mundial, a maior parte da população encontra-se na Ásia, com a China e a Índia no topo dos países mais populosos do mundo.
O objetivo do Dia Mundial da População é alertar para o planeamento e o desenvolvimento populacional e encontrar soluções para tais questões, quando muita gente não tem acesso a cuidados de saúde, por exemplo. Outro problema sério é a escassez dos alimentos, sendo que a sua distribuição é desequilibrada, com abundância nos países desenvolvidos e carência nos países subdesenvolvidos. A poluição, as epidemias e o uso de contraceptivos são outros temas relacionados com a população mundial abordados pela ONU nesta data.
Todos os anos o dia realiza-se à volta de um tema específico. Através da consciencialização proposta nessa data espera-se auxiliar as mulheres a planear as suas famílias – o que consiste num direito humano – e, assim, prevenir milhões de nascimentos.
População é o conjunto de todos os habitantes de determinado local. Também pode estar relacionado com os indivíduos de mesma espécie que coexistem em um mesmo lugar ou região.
Podemos definir população como um conjunto de pessoas adscritas a um determinado espaço, num dado tempo.
Desta maneira, é urbana toda a população residente em aglomerados populacionais com mais de 1.000 habitantes. A população rural é formada pelos moradores dos aglomerados populacionais com menos de 1.000 habitantes e pela população residente fora de aglomerados populacionais.
Uma população cresce quando ocorrem nascimentos e imigrações, ou seja, quando novos indivíduos são adicionados por meio da reprodução ou por meio de movimentos migratórios, que trazem novos indivíduos para o grupo. A população diminui, por sua vez, quando ocorrem mortes e emigrações.
Além disso, a densidade demográfica das áreas urbanas é superior à das zonas rurais. As pessoas que vivem nas cidades constituem a comunidade urbana.
A estrutura etária de uma população costuma ser dividida em três faixas: Jovens, que são do nascimento até 19 anos; Adultos, dos 20 anos até 59 anos; Idosos, que vai dos 60 anos em diante.