O Dia Internacional dos Museus é comemorado anualmente em 18 de maio.
O objetivo desta data é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, seja de arte moderna, clássica, contemporânea e etc.
Os museus são espaços culturais onde são apresentadas exposições de obras artísticas sobre os mais variados temas e estilos.
O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, através da iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus, um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
5 maiores museus do mundo
- Museud’Orsay | Paris, França.
- Memorial 11 de Setembro | Nova York, EUA.
- MuseuMetropolitano de Arte | Nova York, EUA.
- MuseuBritânico | Londres, Inglaterra.
- MuseuNacional do Prado | Madri, Espanha.
- Bônus: Museudo Louvre | Paris, França.
Museu mais visitado do mundo
O Museu do Louvre, em Paris, domina fácil a primeira colocação dos mais visitados do mundo, registrando 2,825 milhões de entradas em 2021. Muito pouco, considerando que em 2019 foram 9,6 milhões de visitas.
Museu mais luxuoso do mundo
Considerado por muitos pesquisadores como o museu mais famoso do mundo, podemos dizer que o Louvre está também no topo da lista dos mais luxuosos do planeta.
O 1º museu do mundo
Museu Ennigaldi-Nanna (Mesopotâmia, 530 A.C.) O primeiro museu reconhecido pelos historiadores foi o Museu Ennigaldi-Nanna de 530 A.C. Está localizado no Iraque e foi descoberto em 1925 pelo arqueólogo Leonard Wooley. É considerado o museu mais antigo do mundo.
Conheça alguns dos principais museus do Brasil!
- Museuda Amazônia. …
- MuseuParaense Emílio Goeldi. …
- Museu …
- Museuda Gente Sergipana. …
- Instituto Ricardo Brennand. …
- Museude Arte Moderna da Bahia. …
- MuseuSubaquático de Bonito/MS. …
- MuseuNacional da República (Museu Nacional Honestino Guimarães).
Cresce número de museus no Brasil
Museus são pontes. São portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes. São lugares que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. A definição acima está no portal do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ligado ao Ministério da Cultura (MinC), e vai na direção contrária do senso comum, de que museus são espaços que aprisionam e paralisam o passado. No Brasil mais portas como essas têm sido abertas nos últimos anos.