Orça a Rádio Cidade

Dia do Vira-lata 31 de julho

Compartilhe:

A presença dos cães vira-latas,  também conhecidos como SRD (sem raça definida), tem crescido nos lares dos brasileiros. Essa constatação é do médico veterinário Rangel Barcelos, que conversou com Márcia Dias

Ele destaca que o vira-lata ganhou esse título devido à sua atuação nas ruas, revirando latas, sempre em busca de comida. Para Rangel a grande mistura de raças faz com que os vira-latas sejam menos propensos a doenças.

O grande destaque da data que homenageia os vira-latas é para lembrar da importância da castração e da adoção dos animais, que ainda sofrem com o abandono.

Depois de liderar o ranking das raças de cachorro mais amadas do Brasil, conforme levantamento da DogHero, nada mais justo que os vira-latas tenham um dia para chamar de seu, não é mesmo? Por isso, hoje, dia 31 de julho, é comemorado o Dia do Vira-lata!

E essa fama não é à toa, viu? De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Qualibest, em 2019, 40% dos cachorros dos lares brasileiros eram sem raça definida (SRD). Sendo assim, a data comemorativa é também um lembrete para incentivar a adoção e valorização dos animais sem raças, como cães e gatos.

Segundo a médica-veterinária Farah de Andrade, os animais sem raça definida são, na verdade, mestiços, ou seja, provenientes da mistura de duas ou mais raças. Nisso, se enquadra tanto cães e gatos que não é mais possível identificar quais cruzamentos foram feitos, quanto as mesclagens propositais de duas raças, como no caso do “Labradoodle”, mistura de Labrador com Poodle.

Que eles são amados e populares no Brasil, nós já sabemos, né? Mas para comemorar o Dia do Vira-Lata, a veterinária listou alguns fatos curiosos e importantes sobre a saúde e personalidade desses animais. Olha só:

Eles são mais resistentes às doenças genéticas: cães e gatos SRD vêm de uma mistura de genes e, quanto maior for, menor carga genética será herdada por eles. Assim, podem ser mais resistentes às doenças genéticas, mas isso não significa que são imunes a elas — nem as outras, portanto, consultas e vacinação são essenciais!

  • Apelido vem de uma realidade triste: o nome “vira-lata” foi dado devido ao comportamento desses animais nas ruas, onde costumam tomar ou virar latas de lixo para se alimentar e sobreviver;
  • Exclusividade no biotipo: as misturas das raças também influenciam na aparência física desses pets, fazendo com que cada um seja exclusivo;
  • Personalidade e contexto: assim como o físico, a personalidade também varia bastante de acordo com as raças envolvidas, porém, o contexto daquele animal também determinará seus comportamentos, viu? Cães e gatos abandonados ou que sofreram maus-tratos podem ficar traumatizados, assim como crescer ou ser acolhido por uma família amorosa impacta positivamente no jeito desses bichinhos.

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados