Franedir Gois/OPovonews
Em 2022 o dia do Trabalhador ocorreu em domingo, 01 de maio, com muitos acontecimentos que tornam-se histórico para Teixeira de Freitas.
No lado esportivo, muitas manifestações aconteceram, dentre elas o Torneio de Futsal, no Ginásio Embasay, tal como o tradicional 1º de Maio, que acontecia nos anos anteriores nas dependências do CSU, Monte Castelo e nesse ano no Bonadman.


No cenário religioso, além dos festejos de São José Operário, o padroeiro do trabalhador, muitas manifestações, sobretudo na Paróquia de São José Operário, no Monte Castelo, onde ocorreu alvorada, com fogos, às 5 da manhã, além de missas em horários diferentes e também a tradicional procissão enaltecendo o trabalhador.
Ainda no cenário religioso aconteceu a celebração com os restos mortais de Frei Elias, na catedral São Pedro, onde dom Jailton Lino, junto com padres da diocese fez relevantes homenagens ao Frei Elias que trabalhou por muitos anos na região. Frei Elias, veio da Holanda, por meio da Congregação dos franciscanos e se dedicou até o fim de sua vida na diocese, principalmente em Alcobaça, onde morou por vários anos. Na celebração, dom Jailton fez um retrospecto de sua história, principalmente de seus trabalhos socias e espirituais que agregaram pelo bem comum de toda Igreja católica.
Logo após a missa os restos mortais de Frei Elias seguiram para a Paróquia de São Bernardo, em Alcobaça, saindo da Catedral em um carro de bombeiros até o distrito de Canta Galo, na comunidade de São Sebastião onde foi entregue para ser sepultado em definitivo, em Alcobaça, um desejo do frade, ser enterrado em solo alcobacense.
Veja os vídeos: