Os médicos são os responsáveis por cuidar da saúde das pessoas. Por este motivo, esta data é destinada a homenagear o trabalho destes profissionais.
Os médicos podem ser generalistas, que atuam em Clínica Geral e Saúde da Família, ou especialistas, quando são peritos em alguma área. São exemplos de médicos especialistas: endocrinologista, cardiologista, otorrinolaringologista, ginecologista, obstetra, pediatra e etc.
O Dia do Médico é celebrado em 18 de outubro em homenagem a São Lucas, o padroeiro dos médicos.
Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão pela qual se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia da festa deste santo.
A escolha da data tem origem cristã e foi escolhida em homenagem à São Lucas. Dessa forma, ele é considerado patrono dos médicos desde o século XV. São Lucas nasceu nessa data no século I d.c e também exerceu a medicina. Por isso, é considerado o protetor dos médicos. Além de médico, acredita-se que São Lucas também era pintor, historiador e músico. O santo teria estudado Medicina na Antioquia, cidade que hoje estaria localizada em um território sírio.
A escolha do dia 18 de outubro como Dia do Médico – e de São Lucas como patrono desses profissionais – é comum em vários países de base cristã, entre eles: Itália, Portugal, França, Espanha, Bélgica e Polônia, além do próprio Brasil.
A comemoração do Dia do Médico é uma forma da sociedade como um todo reconhecer e homenagear o trabalho desses profissionais que dedicam a vida ao bem-estar e à minimização dos sofrimentos dos pacientes. Portanto, é uma data simbólica que nos lembra de agradecer os sacrifícios e a dedicação de cada médico que já cuidou de nós.