Orça a Rádio Cidade

Dia da Juventude Constitucionalista 23 de maio

Compartilhe:

Em 23 de Maio de 1932, 4 estudantes (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) foram mortos em São Paulo num confronto com a polícia quando se manifestavam contra a ditadura de Getúlio Vargas, essas mortes foram o estopim para os jovens da época que revoltados decidiram lutar pela batalha. A inicial dos nomes dos quatro estudantes mortos (MMDC) se transformou em símbolo da revolução.

Apesar da revolução ser lembrada no dia 9 de julho em todo o estado de São Paulo, foi em 23 de maio que os jovens e estudantes paulistas decidiram batalhar pela causa.

Eles exigiam um país com constituição e mais democracia, essa reivindicação deu-se pelo fato de o atual presidente na época, Getúlio Vargas, ocupar a presidência da república após um golpe ser aplicado no Estado depois de sua derrota para Júlio Prestes na eleição de 1930.

O movimento ganhou muitos seguidores e, em 9 de julho de 1932, os estudantes se levantaram contra o Governo Vargas, para tirar o então presidente ditador do governo.

Cerca de 100 mil homens, a maioria da classe média, aderiram à luta durante o conflito, enfrentaram 87 dias de combate, deixando cerca de 900 soldados mortos, a maioria jovens idealistas. Organizaram-se nas divisas de São Paulo com Minas Gerais, com o Paraná e Vale do Paraíba, esperando em vão ajuda de outros estados.

Em São Paulo, Oscar Niemeyer projetou o Obelisco do Ibirapuera em homenagem aos estudantes, servindo de mausoléu para os corpos.

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados