Orça a Rádio Cidade

Dia da Cozinheira 10 de maio

Compartilhe:

Não se sabe ao certo o motivo para o Dia do Cozinheiro ser comemorado em 10 de maio. No entanto, um grande motivo para comemoração é a aprovação do Decreto de Lei nº 6.049, de 2005, do deputador Alex Canziani (PTB), que regulamenta e oficializa a profissão de cozinheiro no Brasil.

Cozinhar é uma das mais antigas atividades humanas, surgida por volta da sete mil anos atrás, quando o homem adquiriu meios seguros de obter e dominar o fogo.

Já o ofício de cozinheiro, não se sabe exatamente quando surgiu, mas relatos de suntuosos banquetes na corte da Mesopotâmia por volta de 3000 a.C., por exemplo, confirmam que essa é uma profissão muito antiga e, também, mostram que a comida sempre foi um importante elemento nas relações sociais e de poder.

Cozinhar é uma arte. E hoje é o dia de parabenizar quem ama os prazeres da mesa e das panelas o suficiente para tornar isso sua profissão. O Dia do Cozinheiro ou Dia da Cozinheira é comemorado anualmente no Brasil em 10 de maio.

A data celebra o profissional que se dedica a preparar refeições deliciosas. Com técnica e dedicação, os cozinheiros são responsáveis por fazer maravilhas gastronômicas na cozinha.

Os cozinheiros podem atuar em restaurantes, hospitais, empresas ou em escolas, que aliás possuem uma data comemorativa exclusiva – Dia do Merendeiro (a) Escolar, celebrado em 30 de Outubro.

Os cozinheiros não precisam ser grandes chefs ou trabalhar em algum lugar para ser reconhecido neste dia. O cozinheiro do lar, que faz as maravilhas que você come todos os dias em casa, também merece os parabéns pelo seu esforço e carinho ao preparar os pratos!

O setor gastronômico tem empregado milhares de trabalhadores e as grandes redes desse setor têm investido para que o mercado fique mais competitivo, o que amplia as oportunidades de trabalho para profissionais qualificados que estão em busca de uma chance.

Muitos dos que estão entrando para área de gastronomia visam as Olimpíadas Rio 2016, o que vem para estimular o turismo e, consequentemente, o mercado gastronômico que se torna promissor. Mais de 100 mil vagas estao abertas para bares e restaurantes, sendo que dessas, 20 mil vagas são para cozinha, auxiliar de cozinha e cozinheiro nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

A expansão de grandes redes de restaurante e o crescimento do número de franquias, assim como qualquer outro segmento de mercado, gera ofertas de empregos. Restaurantes como La Mole, Livorno, Rei do Mate, Viena, Parmê e Outback Steakhouse são exemplo de redes que têm grande demanda e estão sempre em busca de profissionais na área da alimentação.

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados