Orça a Rádio Cidade

Dia 5 de dezembro é o dia nacional da acessibilidade

Compartilhe:

Nesta terça-feira, celebra-se o Dia Nacional da Acessibilidade. A data tem como objetivo favorecer a conscientização e estimular uma ação proativa em direção à construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária que viabilize a igualdade de oportunidades. No último sábado (3) também comemorou-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data criada pelas Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1992, com o objetivo de promover a mobilização em defesa da dignidade, dos direitos e do bem estar das pessoas vivendo com deficiências.

Segundo dados do Relatório Mundial da Deficiência da OMS e do Banco Mundial, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo possuem algum tipo de deficiência. Apesar dos avanços ocorridos na garantia dos seus direitos, em todo o mundo elas ainda enfrentam barreiras de naturezas diversas e estão entre os grupos mais excluídos dos serviços existentes na sociedade, como saúde, educação e emprego.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o termo acessibilidade é a “possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia, de edificações, espaços, mobiliários, vias públicas, equipamentos urbanos e transporte coletivo.” Nesta visão, o termo “acessível” se torna um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria de qualidade de vida para todas as pessoas, com ou sem deficiência, lembrando que a inclusão é uma condição essencial para defender os direitos humanos, o desenvolvimento sustentável, a paz e a segurança.

Contudo, existem outros tipos de acessibilidades tão necessárias quanto o livre acesso aos espaços físicos. O conceito de acessibilidade pressupõe a remoção de barreiras não apenas arquitetônicas, mas também comunicacionais, metodológicas, instrumentais, pragmáticas e atitudinais. Neste ano, as Nações Unidas celebraram o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência dando destaque para o papel da inovação na construção de um mundo mais acessível e equitativo. Nesta perspectiva, evidencia-se a importância da promoção da acessibilidade em ambientes virtuais, como sites, redes sociais, smartphones e aplicativos, e também a necessidade de investimentos cada vez mais substanciais em tecnologia assistiva, que incluem dispositivos como cadeira de rodas, aparelhos auditivos, software, leitor de tela e óculos.

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados