A taxa de desocupação, que mede o desemprego no país chegou a 8,9% no trimestre encerrado em agosto, uma queda de 0,9 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior. Este também é o menor patamar desde o trimestre encerrado em julho de 2015, que tinha 8,7%.
O mercado de trabalho brasileiro registrou, em agosto deste ano, a abertura de 278 mil vagas com carteira assinada. Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (29), pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
A taxa de desocupação, que mede o desemprego no país, caiu para 9,1% no trimestre encerrado em julho. Essa taxa representa uma queda de 1,4 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior, terminado em abril. É o menor índice da série desde o trimestre encerrado em dezembro de 2015, quando também foi de 9,1%. Já o contingente de pessoas ocupadas foi de 98,7 milhões, um recorde na série histórica, iniciada em 2012. Depois de dois anos, o rendimento real habitual voltou a crescer e chegou a R$ 2.693 no trimestre.