Orça a Rádio Cidade

Defensoria vai percorrer toda a Bahia combatendo prisões irregulares; Teixeira de Freitas recebe projeto Liberdade na Estrada em julho

Compartilhe:

A Defensoria do Estado da Bahia (DPE/BA) anunciou o projeto Liberdade na Estrada, iniciativa que irá percorrer mais de 8 mil quilômetros no Estado, dentro de dois anos, organizando mutirões em 20 unidades prisionais especialmente para rever a situação processual e a legalidade das prisões provisórias nas comarcas que não possuem defensores públicos.

O município de Teixeira de Freitas receberá o mutirão do projeto Liberdade na Estrada de 10 a 14 de julho.

 

Regra processual

A regra, pela lei processual, é que as pessoas respondam processos em liberdade. Contudo, existe o alarmante contexto de pessoas ainda não julgadas em definitivo, e, portanto, ainda presumidas inocentes, que permanecem presas mesmo quando os requisitos deixam de existir.

“A prisão em si é muito dura, e qualquer tempo a mais que o necessário é um preço muito alto”, “O objetivo principal é o desencarceramento e a redução da população carcerária. No lugar de presas sem justa causa, essas pessoas devem ser olhadas com foco na ressocialização. Porque dentro do sistema prisional, a ressocialização fica mais difícil, você interrompe todas as outras possibilidades de vida, emprego, contato com a família”, explica a coordenadora da Especializada Criminal, Alexandra Soares.

“O Liberdade na Estrada foi pensado e criado pelos ex-coordenadores da Especializada Criminal da Defensoria, os defensores públicos Fabíola Pacheco e Pedro Casali, que inscreveram o projeto no Ministério da Justiça, e por isso a gente tem mais essa ferramenta de atuação defensorial no atendimento ao presos”, destacou a atual também coordenadora da Especializada Criminal Larissa Guanaes.

A iniciativa de percorrer as penitenciárias do interior do estado é fruto de parceria entre a Especializada Criminal e o Núcleo de Gestão de Projetos e Atuação Estratégica. Já como parte do projeto, a DPE/BA atendeu 145 presos provisórios no Conjunto Penal de Eunápolis, em abril, e 132 presos provisórios no Conjunto Penal de Itabuna, em maio.

 

Fonte e fotos: Ascom/DPE

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados