Orça a Rádio Cidade

Como saber o valor da aposentadoria com o simulador do INSS fora do ar?

Compartilhe:

O simulador de cálculo de aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está fora do ar, o que significa que os brasileiros que estão prestes a se aposentar não conseguem fazer a consulta do valor que vão receber quando a aposentadoria for liberada.

A informação foi confirmada pelo INSS, que afirmou que ainda não há um prazo para que a ferramenta volte a funcionar.

Por que o simulador está fora do ar?

O INSS disse que o simulador de renda está indisponível até que o sistema seja adequado às mudanças propostas na lei 14.331/2022.

Sara Tavares Quental, advogada especialista em direito previdenciário e sócia do Crivelli Advogados Associados, afirma que a lei trouxe de volta o divisor mínimo de 108 contribuições. Ele havia sido deixado de lado pela reforma da previdência, mas a mudança beneficiou algumas pessoas que conseguiram aposentadorias maiores sem o divisor mínimo.

A reforma criou o chamado de “milagre da contribuição única”. Na prática, pessoas que tinham mais de 180 meses (15 anos) de contribuição poderiam descartar seus menores salários, aumentando a média salarial e, consequentemente, o valor da aposentadoria. Com o divisor mínimo, o valor precisa obrigatoriamente ser dividido pelo número de meses de contribuição.

Apesar de resolver este problema, Quental diz que a nova regra é ruim para os profissionais que têm poucos anos de contribuição, porque em todos os casos o divisor mínimo é de 108 meses (9 anos). Se o trabalhador tem menos contribuições do que isso, o valor da aposentadoria fica menor.

O simulador fica fora do ar toda vez que alguma lei altera a forma de cálculo da aposentadoria para que o sistema seja readequado ao novo cálculo, diz Quental.

Como consultar o valor da aposentadoria sem o simulador?

Não existe outra ferramenta que possibilite o cálculo. A indicação das especialistas é buscar um advogado para ter certeza que a pessoa preenche os pré-requisitos para pedir a aposentadoria e qual será o valor do benefício.

Mesmo quando o simulador está funcionando, a advogada especialista em direito previdenciário Yasmim Dantas, do escritório Brisola Advocacia, recomenda que o beneficiário busque um advogado para checar se o valor da aposentadoria está correto de acordo com o histórico do profissional.

O simulador do INSS é uma ferramenta confiável, mas ele considera as informações do beneficiário que estão no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que é o extrato que reúne todas as informações profissionais e previdenciárias do trabalhador.

Toda informação presente no CNIS influencia o tempo para se aposentar e qual o valor da aposentadoria. Qualquer erro de informação, como uma experiência profissional que não foi cadastrada, pode impactar na aposentadoria da pessoa.

Cristiane Grano Haik, advogada especialista em direito do trabalho e previdenciário, diz que as pessoas que trabalharam em poucas empresas, sempre com carteira assinada, correm menos risco de terem inconsistências nos dados do INSS.

Segundo as especialistas, o melhor caminho é buscar um advogado, que será o responsável por avaliar toda a documentação profissional da pessoa e chegar ao valor exato da aposentadoria, além de saber se o trabalhador preenche os pré-requisitos para pedir a aposentadoria.

Quais os documentos necessários para consultar um advogado?

Os documentos básicos pessoais, como CPF, RG e carteira de trabalho. Também é preciso ter o CNIS, que pode ser emitido pelo site do INSS

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados