Orça a Rádio Cidade

Começa a campanha eleitoral: o que os candidatos podem fazer a partir de agora

Compartilhe:

Bocão News

eleicoes

Fim das convenções partidárias e o início legal da campanha eleitoral. Desde terça-feira, 1ºde julho, a Bahia tem seis candidatos ao governo do estado. Os baianos ainda terão a possibilidade de escolher entre cerca de 1.300 postulantes a deputados federais e estaduais para ocuparem cadeiras na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa da Bahia.

Entretanto, os candidatos terão que cumprir algumas regras a partir de agora. Inserções partidárias na TV e rádio não podem mais serem divulgadas. Somente após o dia 6 de julho estão liberadas as propagandas eleitorais, bem como entrevistas nas emissoras de comunicação. A participação dos candidatos é de responsabilidade dos veículos, porém o bom senso pela participação igualitária deve prevalecer.

A partir desta data, a população baiana passará a ouvir na ruas carros de som e a ver placas com imagens dos candidatos, outdoors. Elkes poderão participar de carreatas, comícios, caminhadas, bandeiradas e distribuir materiais. A propaganda nas redes sociais também está liberada. Entretanto, fica vetada a participação dos candidatos em inaugurações de obras públicas.

Em relação aos eventos públicos, como o 2 de julho nesta quarta-feira, os postulantes devem ficar atentos. É fato de que em ano eleitoral, o evento torna-se termômetro para os candidatos, mas a Procuradoria Regional estará de olho aos excessos em publicidades. Além disso, o Ministério Público também poderá receber denúncias de abusos em peças publicitárias.

De acordo com o advogado Ademir Ismerim, este ano o 2 de julho será atípico. “Qualquer partido pode entrar com representação na Justiça ou através de denúncias sobre as propagandas eleitorais. É bom ficarem atentos”, alerta.

Horário Político

Já a partir do dia 19 de agosto, os candidatos iniciam uma disputa de tempo na TV e no rádio. Após as definições de chapas realizadas até esta segunda-feira (30), a coligação governista, com Rui Costa, apesar de um menor número de partidos terá o maior tempo de propaganda. Com o PSD, PT, PP, PR, PCdoB, PTB, PDT, o grupo terá sete minutos e 38 segundos.

Encabeçada por Paulo Souto, a chapa oposicionista com DEM, PSDB, PMDB, PROS, PTN, SDD, PRB, PV, PRP, PPS, PTdoB, PSDC, PTC, PHS, PRN, e PSC terá sete minutos e 10 segundos.

Lídice da Mata, com o apoio do PSL e PPL, terá apenas um minuto e 44 segundos para apresentar suas propostas. Já o PSOL, de Marcos Mendes conta com um minuto e 11 segundos de propaganda.

O PRTB, de Rogério da Luz e o PSTU de Renata Mallet dispõem de um minuto e sete segundos para apresentarem suas propostas.

Compartilhe:

Leia mais

Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados