Orça a Rádio Cidade

Casal condenado por manter jovem em situação análoga à escravidão por 11 anos é preso em São Gonçalo

Compartilhe:

Por Sandrão Fernandes

Trazida do Espírito Santo na adolescência, vítima era agredida e tinha de cumprir jornada de trabalho exaustiva, sem folgas ou saláririo.

A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira um casal de idosos, ele de 71 anos e a mulher de 64, acusado de manter uma jovem em situação análoga à de escravidão por 11 anos.

Os dois foram localizados a partir de uma denúncia anônima em uma casa no bairro Boa Vista, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

Segundo a 76ª DP (Niterói), responsável pela prisão, na década de 80 Jarbas Tavares Oliveira e Rosalina Postiga Tavares trouxeram uma menina, então com 13 anos, da cidade de São Mateus, no interior do Espírito Santo, para o Rio de Janeiro.
Órfã de pai e mãe, a adolescente iria exercer a função de empregada doméstica do casal. Contudo, ainda de acordo com a polícia, a vítima era submetida a humilhações constantes, além de agressões físicas e verbais.
Durante o tempo em que permaneceu com Jarbas e Rosalina, a jovem foi obrigada a cumprir uma jornada de trabalho exaustiva, sem folgas ou pagamento de qualquer salário. Ela também não podia frequentar a escola e era probiida de assistir televisão, sair da cozinha ou de ter contato com outras pessoas da residência. Sem documentos, a adolescente possuía apenas a certidão de nascimento

Ainda conforme o que foi divulgado pela Polícia Civil, a situação permaneceu inalterada de 1989 até o ano 2000. Foi quando, à época já com 25 anos, a vítima conseguiu fugir para a casa de um vizinho após mais uma sessão de agressões.
A jovem recebeu ajuda para retornar para a terra natal, e o caso só veio à tona semanas depois, quando o Ministério Público de São Gonçalo recebeu uma carta anônima denunciando o ocorrido, o que deu início a uma investigação conduzida pela 72ª DP (São Gonçalo).

Jarbas e Rosalina acabaram condenados a seis anos por manter alguém em condição análoga à escravidão. Após a prisão, ocorrida 21 anos depois da fuga da vítima, o casal foi encaminhado para a Cadeia Pública.

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados