Orça a Rádio Cidade

Capoeiristas da Teixeira de Freitas celebram 13 de maio na Praça dos Leões

Compartilhe:

Por intermédio do grupo de capoeira de mestre Tula e outros seguidores a celebração do dia 13 de maio, relembrando do dia da Abolição da escravatura a Praça dos Leões recebeu alguns ritmos da cultura, junto do com o Departamento cultural da cidade.

Ricardo Aguiar, coordenador do Departamento de Cultura de Teixeira de Freitas relata sobre a forma de manifestar a cultura em tempos de pandemia.

A decisão veio após mais de três séculos de escravidão, que resultaram em 4,9 milhões de africanos traficados para o Brasil, sendo que mais de 600 mil morreram no caminho. Mas a abolição no Brasil está longe de ter sido uma benevolência da monarquia. Na verdade, foi resultado de diversos fatores, entre eles, o crescimento do movimento abolicionista na década de 1880, cuja força não podia mais ser contida. Entre as formas de resistência, estavam grandes embates parlamentares, manifestações artísticas, até revoltas e fugas massivas de escravos, que a polícia e o Exército não conseguiam – e, a partir de certo ponto, não queriam – reprimir. Em 1884, quatro anos antes do Brasil, os Estados do Ceará e do Amazonas acabaram com a escravidão, dando ainda mais força para o movimento.

Veja os vídeos com as apresentações na Praça dos Leões:

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados