Orça a Rádio Cidade

Cancelamento de voos da Gol para Teixeira de Freitas e outras 3 cidades baianos é discutido em reunião na Assembleia Legislativa

Compartilhe:

Deputados da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Comissão de Defesa do Consumidor e Relações do Trabalho da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) se reuniram, na terça-feira (25), com representantes da Gol Linhas Aéreas Inteligentes e prepostos das secretarias de Infraestrutura e de Turismo do Estado.

O assunto foi o anúncio de cancelamento de voos da empresa para as cidades de Teixeira de Freitas, Barreiras, Lençóis e Paulo Afonso.

Questionado sobre o fim dos voos, marcada para o dia 9 de maio, o assessor da presidência da Gol, Alberto Fajerman, disse que, embora a empresa tenha anunciado que os voos não serão mais realizados por ela, na prática, as rotas continuarão funcionando, através de uma outra empresa, no caso, a Latam.

Fajerman explicou que a Gol, por não ter aviões de porte adequado para pousar nos aeroportos dessas quatro cidades, tinha um contrato com a Voepass (antiga Passaredo Linhas Aéreas) para oferecer voos a essas regiões. Os voos eram operados pela Voepass e oferecidos no site da Gol. No entanto, a Voepass rompeu recentemente o contrato com a Gol.

Apesar disso, segundo Fajerman, com a mediação dos secretários de Infraestrutura, Sérgio Brito, e de Turismo, Maurício Bacelar, foi firmado um novo contrato com a Latam, que passará a oferecer os mesmos voos à região em seu site. “Do ponto de vista do atendimento, na prática, nada mudará”, disse o representante da Gol.

 

Novo voo Porto Seguro-Buenos Aires

Fajerman anunciou que a companhia lançará, dentro em breve, uma nova linha de Porto Seguro a Buenos Aires, o que trará benefícios ao turismo da região. De certa forma, segundo ele, esse voo compensará a ausência dos outros quatro que serão cancelados no site da empresa.

O deputado Robinson Almeida (PT) questionou o fato de a frota da Gol, que tem Hub (Centro de Distribuição de Voos) em Salvador, não dispor de aviões de porte adequado aos aeroportos regionais, visto que a empresa trabalha com aeronaves da Boeing, marca de aviões de grande porte. “Não vejo adequação entre as demandas da Bahia e a frota da Gol”, disse o parlamentar.

 

Incentivos do Estado

Para ele, a empresa, que recebe incentivos do Estado, deveria rever a frota para atender a demanda dos aeroportos. O parlamentar mostrou preocupação ainda com a garantia de que os voos serão mantidos pelas outras companhias aéreas, que não teriam os mesmos benefícios fiscais.

Na mesma linha, o deputado Marcinho Oliveira (UB) disse que a Gol transfere os voos de Teixeira de Freitas, Barreias, Paulo Afonso e Lençóis para a Passaredo (Voepass), mas os benefícios continuam para a Gol. “Qual a segurança que os municípios vão ter para a continuidade desses voos?”, questionou.

 

Plano aeroviário

O diretor de terminais da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Denisson Oliveira, lembrou que a Bahia é um dos poucos estados que tem um plano aeroviário, que foi concretizado em 2012. São 12 aeroportos em regime de concessão e 76 aeródromos.

“Em 2022, restauramos todos eles (aeroportos) e fizemos mais 20 pistas. A Seinfra vem investindo pesadamente nos aeroportos, até porque nós temos um órgão fiscalizador, a Anac (Agência Nacional de Aviação), que sempre nos faz cobranças. Neste momento, temos dois aeródromos que estão em fase de conclusão, Bom Jesus e Senhor do Bonfim”, disse Denisson.

 

Fonte: Ascom/Alba – Foto: Agência Alba

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados