Orça a Rádio Cidade

Amazônia nossa maior Riqueza com seus frutos na mesa do dia-a-dia

Compartilhe:

A região amazônica é uma das grandes riquezas que temos no Brasil, em diversos aspectos. Sua área produtiva, por exemplo, reúne 65 culturas cultiváveis ocupando o espaço de cerca de 2,3% do bioma.

De todas essas diferentes culturas, algumas se destacam tanto no mercado nacional quanto no internacional. Podemos citar a produção nativa de cacau, castanhas, guaraná e açaí.

Boa parte dos frutos nativos da Amazônia são explorados de maneira sustentável e comercializados pelas comunidades da região. Ou seja, são produtos com grande impacto econômico para essas comunidades, e demonstram a sua importância no mercado.

Conheça alguns dos principais frutos da Amazônia

Açaí: o açaí, cultivado e colhido no norte do Brasil, é uma das frutas conhecidas por seu alto poder antioxidante, sendo rico em proteínas, lipídios, vitaminas C, E, B1 e B2, e minerais como fósforo, ferro e cálcio. É um fruto altamente energético, ideal para pessoas que exercem atividades de alto desempenho, pois aumenta o rendimento em exercícios físicos e combate a fadiga, regulando a função intestinal. Ainda, auxilia no combate ao envelhecimento e aos radicais livres.

Castanha-do-pará: a produção de castanha-do-pará representa um importante ativo para a região Norte do país. Perdendo apenas para o açaí, a castanha-do-pará é um dos principais produtos não madeireiros explorados na região.

Bacuri: o bacuri é um dos frutos da região amazônica de maior valor. Tem sua produção concentrada, principalmente, no estado do Pará, com cerca de 95% da produção total.

Buriti: o buriti é um fruto cultivado em locais isolados ou em comunidades, e demanda uma intensa irrigação de água para frutificar. Ele tem diversas utilidades no mercado, como a produção do “vinho de buriti” ou o óleo produzido a partir da sua polpa, rico em vitamina A. É também usado para a produção de sorvetes e diversos outros produtos altamente nutritivos, além de cosméticos.

Camu-camu: fruta silvestre pouco explorada, com grande potencial para ser oferecida ao mercado em larga escala. Ou seja, pode ser tão relevante quanto as frutas mais populares, como açaí e cupuaçu.

Cupuaçu: o cupuaçu é uma fruta típica do Norte do país. Apresenta um crescimento acelerado na produção e vendas nos últimos anos, sobretudo na agricultura familiar. Ganha, assim, cada vez mais popularidade e reconhecimento graças aos seus benefícios. E uma das razões para isso é a disposição que o público consumidor demonstra para novidades no mercado de sorvetes e gelados.

Guaraná: é uma fruta amazônica muito importante para os produtos que consumimos no dia a dia. Tem sua produção concentrada na cidade de Maués, no Amazonas, sendo a cidade de maior relevância no fornecimento da matéria-prima, com uma produção aproximada de 400 toneladas por ano.

Tendência de um cultivo sustentável

Para o cultivo e a colheita de todos estes frutos, o mercado interno e externo segue uma tendência de maior rigor nos processos de produção. A origem dos grãos, frutas, produtos in natura, entre outros, define o sucesso nos negócios. São, cada vez mais, exigidos processos de alta qualidade e mais sustentáveis.

O compromisso na exploração sustentável do açaí faz da Vibe Açaí uma produtora de excelência, mantendo o sabor incomparável e saudável da Amazônia, disponível ao consumidor mais exigente e consciente.

Nossos produtos atendem a um rigoroso controle de qualidade desde o plantio, passando pelas fases de produção, processo de despolpa e armazenamento. Explore as delícias da nossa terra com a qualidade Vibe Açaí. Conheça nossos produtos!

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados