Orça a Rádio Cidade

28 de dezembro dia das Cooperativas de Crédito

Compartilhe:

COOPERATIVA DE CRÉDITO é uma associação de pessoas, que nela ingressam voluntariamente (se tornando sócias) e com ela passam a realizar suas operações financeiras, certamente com grandes diferenciais em relação aos bancos tradicionais.

Ao escolher uma instituição financeira, a população brasileira conta com mais de 100 bancos atuando no país. Estão incluídos aí os grandes bancos de varejo (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, Santander) e, em seguida, uma centena de instituições financeiras especializadas em algum nicho de mercado (crédito consignado, financiamento de veículos ou outras operações).

As cooperativas de crédito não tem fins lucrativos, ou seja, normalmente os PREÇOS que você paga são mais acessíveis e competitivos do que nos bancos tradicionais.

Além disto, todos os anos, após apuradas as sobras do exercício, as cooperativas convocam seus sócios para comparecer na ASSEMBLEIA GERAL. Na assembleia é decidida a destinação a ser dada para as sobras/resultados que houverem. Sobretudo, a maior parte destas SOBRAS são devolvidas aos sócios, na proporção da movimentação que cada um realizou, valorizando os que são mais fidelizados e que realizam suas operações com a cooperativa.

Um dos grandes diferenciais de uma cooperativa de crédito é que TODOS SÃO SÓCIOS, não existindo pessoas que sejam apenas CLIENTES. Esta é uma exigência legal para que as pessoas possam operar com uma cooperativa de crédito. Assim sendo, é esperado que todos participem ativamente das decisões da sua cooperativa de crédito, decisões estas que ocorrem nas ASSEMBLEIAS.

As assembleias de uma cooperativa de crédito ocorrem anualmente, obrigatoriamente até o final do mês de abril, e nelas são discutidos e votados, por exemplo:

  1. prestação de contas do ano anterior;
  2. forma de destinação das sobras ou do rateio das perdas;
  3. eleição dos sócios que farão parte do conselho de administração e do conselho fiscal;
  4. definição do valor dos honorários a serem pagos aos conselheiros;
  5. discussões sobre o estatuto social e regimentos internos.

Dentre as cerca de 800 instituições financeiras sob forma de cooperativas de crédito existentes no país, encontram-se instituições dos mais variados tamanhos, com várias delas sendo formadas por mais de 30 ou 50 mil sócios, por exemplo.

cooperativas de crédito são GERIDAS DEMOCRATICAMENTE, assim sendo, nas assembleias, os sócios elegem, dentre eles mesmos, pessoas que serão responsáveis pela gestão da cooperativa. São os chamados conselheiros de administração, que terão a obrigação de prestar contas de suas ações nas próprias assembleias.

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados