Orça a Rádio Cidade

Itapetinga celebra 71 anos de emancipação política

Compartilhe:

A região onde hoje se situa o município de Itapetinga começou a ser conhecida a partir de 1912, quando Bernardino Francisco de Souza e alguns parentes e trabalhadores, tentando encontrar a estrada pedestre entre Vitória da Conquista e Ilhéus, fixaram-se às margens do rio Catolé, dedicando-se a atividades agrícolas.
Em 1916, chegou à região Augusto Andrade de Carvalho e adquiriu uma propriedade rural, visando dedicar-se à agricultura e à pecuária. Augusto Andrade de Carvalho demarcou em suas terras uma área de 10 hectares para nela ser erguida uma vila, um pequeno povoado. Nasceu então, no ano de 1924, o povoado de Itatinga.
Em 1926, Mariano Soares de Oliveira Campos, oriundo do município de Itambé, resolveu fixar residência na região. Ao chegar, conheceu Augusto Andrade de Carvalho, que lhe mostrou algumas pequenas casas, e disse que ali estava a vila de Itatinga. Com efeito, Itatinga foi o primeiro nome de Itapetinga, nome de origem tupi-guarani com o significado de “pedra branca”.

Distrito criado com a denominação de Itatinga pelo Decreto Estadual n.º 8.499, de 22-06-1933, subordinado ao município de Conquista.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Itatinga figura no município de Conquista. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo Decreto Estadual n° 11.089, de 30-11-1938, o distrito de Itatinga foi transferido do município de Conquista para Itambé.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943 o distrito de Itatinga figura no município de Itambé.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 141, de 31-12-1943, confirmado pelo Decreto Estadual n.º 12.978, de 01-06-1944, o distrito de Itatinga passou a denominar-se Itapetinga.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o distrito de Itapetinga figura no município Itambé.
Elevado à categoria de município com a denominação de Itapetinga pela Lei Estadual n.º 508, de 12-12-1952, sendo desmembrado do município de Itambé. Sede no antigo distrito de Itapetinga. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1955.
Pela Lei Estadual n.º 628, de 30-12-1953, é criado o distrito de Bandeira do Colônia e anexado ao município de Itapetinga.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Itapetinga e Bandeira do Colônia.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

Se destaca por sua atividade econômica diversificada. Na cidade, é possível encontrar uma empresa de torrefação de café, três laticínios, sendo dois de médio porte e um de grande porte, além de indústrias dedicadas à produção de sacolas e outros materiais plásticos. A indústria de calçados de segurança também é presente na região, juntamente com três empresas de fabricação de calçados e dois frigoríficos.

No setor comercial, Itapetinga oferece uma variedade de opções. Além das lojas pertencentes a empresários locais, há também a presença de grandes redes nacionais, revendedoras de automóveis e oficinas especializadas. Os serviços essenciais também são atendidos com a presença de quatro casas lotéricas e uma agência dos correios.

Itapetinga também é sede do Sport Club Itapetinga, que foi o campeão da única edição do Campeonato Baiano de Futebol da Terceira Divisão. Após a conquista e o acesso a Segunda Divisão, a equipe pediu licença do futebol profissional e nunca mais retornou. Em Itapetinga, há o Estádio Municipal de Itapetinga (Primaverão), com capacidade para 12.000 pessoas, que abriga também o Museu de Arte e Ciências de Itapetinga. No ano de 2015 foi criado, por iniciativa de desportistas de nossa cidade, o Itapetinguense Futebol Clube, sendo apresentado no dia 8 de novembro de 2015, com um amistoso com grandes nomes do futebol baiano, a exemplo de Jean, Bebeto Campos, Xavier, Paulo Almeida, dentre outros.

O município conta com diversas praças, entre elas, destaca-se o Parque da Matinha, um ponto de referência regional. Outro local de destaque é o Parque Poliesportivo da Lagoa, que é considerado um dos mais belos cartões postais da cidade.

Além disso, um atrativo especial é a Igrejinha de Pedra, localizada no Recanto Indiano, monumento histórico que encanta os visitantes com sua arquitetura singular.

Se destacando na área de saúde, oferece uma ampla gama de serviços para atender às necessidades da população. O município conta com uma cobertura abrangente do Programa de Saúde da Família, que se estende por todas as áreas da sede e dos distritos. Além disso, há diversas clínicas particulares, um hospital com UTI, uma Policlínica Municipal, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I e II, uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, um Centro Especializado em Odontologia – CEO e os serviços essenciais do SAMU 192.

O município abrange todo o espectro educacional, desde a creche até a universidade. Possui 48 escolas municipais, 04 escolas estaduais e 17 escolas particulares, além do Instituto Federal e de Faculdades privadas, como a GSA ENSINO, que oferecem cursos na modalidade EAD, a cidade abrange todo o espectro educacional, desde a creche até a universidade. Além disso conta com uma unidade da APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais.

Itapetinga possui aproximadamente 30 bairros, sendo os principais: Centro, Primavera, Camacã, Clodoaldo Costa, Otávio Camões, Jardim Morumbi, Quintas do Morumbi, Quintas do Sul, Américo Nogueira, Recanto da Colina, Vitória Régia, URBIS, ECOSANE, Conjunto Habitacional Osvaldo Brito (Agarradinho), Nova Itapetinga (o mais populoso), Vila Isabel, Vila Rosa, Vila Sônia, Vila Maria, Vila Susano, Vila Riachão, Clerolândia, São Francisco de Assis, 12 de dezembro, Vila Érika, Moacir Moura, José Ivo, entre outros.

O município tem em suas comemorações de São João uma das melhores épocas para o turismo, onde milhares de pessoas chegam à cidade para curtir uma das melhores festas juninas do interior baiano, com diversas atrações, comidas típicas juninas e muita animação.

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados