O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, aprovou, na quinta-feira (27), o repasse de R$ 2,32 milhões para assistência humanitária no município de Santa Cruz Cabrália, atingido por chuvas intensas.
Os recursos serão repassados em breve e têm como objetivo o atendimento à população afetada pelas chuvas nas duas cidades.
“Estamos trabalhando desde o primeiro momento nas ações de resposta de defesa civil. Estive pessoalmente em Santa Cruz Cabrália com o prefeito na segunda-feira e sobrevoamos a área atingida. Reconhecemos a situação de emergência e aprovamos o primeiro plano de ajuda humanitária. Os demais planos serão feitos em duas mãos pelas defesas civis nacional e municipal, para haver uma agilidade no processo de aprovação e restabelecer a normalidade na vida dos moradores da região”, afirmou o ministro Waldez Góes.
Na última quarta-feira (26), o governo federal reconheceu a situação de emergência na cidade de Santa Cruz Cabrália. Com a medida, o município pode solicitar recursos federais para assistência à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e, em um segundo momento, reconstrução de infraestrutura e moradias atingidas pelo desastre.
Tonhão 2023 cancelado
Nesta sexta-feira (28), o prefeito Agnelo Santos anunciou o cancelamento do Tonhão 2023, que seria realizado nos dias 2 e 3 de junho, abrindo os festejos juninos na Bahia. O cancelamento foi motivado pelos fortes estragos causados pelas fortes chuvas na infraestrutura da cidade.