A prevenção e o enfrentamento de conflitos em territórios indígenas foram os temas do workshop “Atuação das Forças da Segurança Pública Junto aos Povos Originários da Bahia”, promovido pela Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev), da Secretaria da Segurança Pública. A atividade, voltada para policiais e bombeiros, teve início na segunda-feira (3), em Porto Seguro, no auditório do Senac.
Na tarde desta terça-feira (4), após uma manhã de aulas teóricas sobre a História e Contextualização com a Segurança Pública, apresentação da Rede de proteção às mulheres, população LGBTQIAPN+, Juventudes indígenas vítima de violência, está programada uma visita técnica do grupo à Reserva Indígena da Jaqueira.
A tenente-coronel Cleydi Milanezzi, diretora de Direitos Humanos da Sprev e coordenadora a iniciativa, explicou que o workshop apresentou para os integrantes das forças de segurança a legislação a respeito dos povos originários e uma vivência prática.
Estiveram presentes nas palestras representantes do 8° Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) de Porto Seguro, Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Mata Atlântica, 7ª CIPM, 6° Grupamento de Bombeiros Militar, Rondesp Sul, Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica.
A iniciativa conta com integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Fundação Nacional dos Povos Indígenas e da Superintendência de Assuntos Indígenas de Santa Cruz Cabrália, do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, do Conselho de Caciques e da Secretaria de Assuntos Indígenas de Santa Cruz Cabrália.
Fonte e fotos: Ascom/SSP-BA
