Franedir Gois/OPovonews
Entre os dias 18 e 19 de março, a Forania São Pedro proporciona encontro litúrgico envolvendo as 16 paróquias que a compõem, em Teixeira de Freitas, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Urbis.
O padre Homero e Ana Rita, ambos, coordenadores diocesano, falam do encontro e da importância para a Igreja e os envolvidos nas manifestações litúrgicas adaptadas à catolicidade e seus ritos.
Por meio da liturgia, “exerce-se a obra da nossa redenção”. Assim como foi enviado pelo Pai, Cristo enviou os apóstolos para anunciarem a redenção e “realizarem a obra de salvação que proclamavam, mediante o sacrifício e os sacramentos, em torno dos quais toda a vida litúrgica gira” (Con. Vaticano II).
“Estamos tendo essa formação para fazer com que as pessoas entendam a importância de honrar esse rito da memória da Paixão e Morte de Jesus, Nosso Senhor. Não podemos chegar em uma Igreja e celebrar de qualquer forma ou fazer de nossos templos uma mesa de buteco. A liturgia nos abre esse caminho, pois cada movimento representa uma oração. O fato de estar de pé, sentado, a escuta da Palavra, tudo isso nos leva a Deus. Para isso acontecer é necessário estudar”. Relatou padre Homero.
Ana Rita, coordenadora diocesana de liturgia: “A liturgia é universal, entretanto trazemos, também algumas alterações que foram publicadas ultimamente na 3ª edição do novo missal. Começamos dia 18 essa formação e queremos através dessa formar nossos líderes, quer sejam da liturgia proclamada, como as demais”. Disse.