Orça a Rádio Cidade

Dia do Ortopedista 19 de setembro

Compartilhe:

Criado em homenagem à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), fundada em 19 de setembro de 1935 o Dia do Ortopedista, visa celebrar a importância dos profissionais que têm por finalidade melhorar a qualidade de vida da população com técnicas e métodos que possibilitam diagnosticar e tratar disfunções do aparelho músculo-esquelético.

A atuação do médico ortopedista não só é necessária num tratamento pós traumático, como primordialmente, assumem o papel de prevenir, evitando possíveis lesões.

A Ortopedia é uma das especialidades médicas que mais tem experimentado avanços nos últimos anos, graças aos avanços tecnológicos e à crescente capacitação dos profissionais da área. Neste dia 19 de setembro, comemora-se o Dia do Ortopedista, em virtude de ser a mesma data de fundação, em 1935, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a maior instituição de Ortopedia e Traumatologia da América Latina e uma das maiores do mundo. Nesses 87 anos, a especialidade tem se organizado de forma exemplar em todo o país.

Com uma formação completa, o médico ortopedista é um cirurgião habilitado para o tratamento de diversas deformidades, desde as congênitas, passando pelas doenças do crescimento, lesões musculares, tendíneas, ligamentares e fraturas.

Outra característica da profissão é poder atuar de modo preventivo. Haja vista que nos últimos anos os ortopedistas passaram a atender e a orientar um grande contingente de antigos e novos atletas, praticantes de esportes recreacionais, que podem causar lesões específicas. Recentemente, o olhar dos ortopedistas também se voltou para os males posturais causados pelo trabalho em home office, popularizado em razão da pandemia. Além disso, toda a sociedade se beneficia das campanhas informativas e de esclarecimento feitas pela SBOT, e também dos eventos, como o 24º Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará – COTECE, que será realizado de 29 de setembro a 1º de outubro, em Fortaleza.

Conforme informações do Conselho Federal de Medicina, o Brasil tem cerca de 16 mil profissionais com o título de Médico Ortopedista. São profissionais que lidam diariamente com muitos desafios, como a necessidade de constante atualização, em razão do surgimento de novas técnicas e materiais utilizados nos tratamentos e cirurgias. Outro aspecto é estar pronto para atender o ritmo das grandes cidades, sujeitas a acidentes trânsito e ocorrências do gênero.

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados