O caminhoneiro é o profissional da estrada e sua rotina de trabalho está intrinsecamente ligado à estrada. Basicamente sua função é conduzir o caminhão no transporte de cargas de um ponto a outro, isto pode ser dentro do país ou para fora dele.
O Dia do Caminhoneiro é celebrado anualmente em 16 de setembro.
Esta data é uma homenagem a todos os profissionais que atravessam as longas estradas brasileiras e internacionais, transportando as mais diversas mercadorias e movimentando a economia nacional.
No Brasil, existem três datas comemorativas que homenageiam os caminhoneiros: 30 de junho, 25 de julho e 16 de setembro.
Grande parte dos caminhoneiros passa muito tempo nas estradas, estamos falando de semanas e até meses!
Isso porque além da enorme extensão do país, ao descarregar sua carga em determinado local, o caminhoneiro é obrigado a esperar uma outra viagem no sentido que pretende voltar, pois somente assim, vale a pena viagens tão longas e cansativas, além do custo com a viagem, é claro.
Imagina só viajar centenas de quilômetros e não ter nada para trazer de volta? Quem pagaria essa conta?
Por isso, é muito importante na rotina dos caminhoneiros buscar cargas que estejam de acordo com suas exigências se preocupando sempre com:
- Local em que o caminhão será carregado;
- Local de entrega;
- Preço do frete;
- Possibilidade de cargas para retornar
E o que a tecnologia alterou no dia a dia de quem vive na estrada é justamente a forma de buscar essas cargas.
Antes, os caminhoneiros ficavam dependendo de agenciadores que faziam toda essa busca e negociação e é claro, mordiam uma boa fatia do valor do frete para dar essa “ajuda”.
Hoje, a internet se tornou a principal ferramenta para essa tarefa. Sites especializados e aplicativos estão fazendo as buscas por cargas para os caminhoneiros.
Essas ferramentas tiram os possíveis “aproveitadores” de cena e ajudam os motoristas a encontrar cargas com apenas alguns cliques e com valores de fretes mais justos.
A nível nacional, o ex-vice-presidente do Brasil, José Alencar Gomes da Silva, decretou através da lei nº 11.927, de 17 de abril de 2009, o Dia Nacional do Caminhoneiro para ser comemorado em 16 de setembro. No Brasil, existem três datas comemorativas que homenageiam os caminhoneiros: 30 de junho, 25 de julho e 16 de setembro.