Franedir Gois/OPovonews
O Programa Vozes e Riquezas da Terra fez homenagem aos pais, na celebração que tradicionalmente é comemorada no segundo domingo do mês de agosto. Além das ligações recebidas dos pais que participaram do programa, a presença do poeta, carteiro, enólogo, Vaner Benetti, um grande pai que marcou presença em toda programação.
Músicas, poesias, homenagens todas direcionadas aos pais fazendo valer a importância dele no mundo, no lar e na comunidade.
Também tivemos a presença de Edgar campos, um grande pai que sempre apoia o programa, além de Elisandra e Marcos, vieram do Espírito Santo para celebrar o dia dos país, em Teixeira de Freitas.
Vaner Benetti mostrou suas virtudes, seu carisma e seu trabalho mediante a importância dada a seu pai, João Benetti, quando recebeu o rótulo do vinho, rouge.
Veja a poesia que ele escreveu para os pais:
SER PAI
Vem a notícia: ela está grávida e eu vou ser pai. Coração acelera no peito, sentimentos confusos, alegria que extasia, agora não tem mais jeito.
Os meses se vão, preparativos para sua chegada. O berço, as roupas, o quarto, a vida já vai mudando, um novo ser se formando, um novo caminho, uma nova estrada.
O cuidado com a esposa, a preocupação com tudo ao redor, o crescimento da barriga. No peito vem a pergunta que em nós anseia: será menino ou menina.
Chega o dia, a dádiva vem, a criança chega para a vida nos alegrar. Já posso dizer, de fato, no ato, sou pai, um novo ciclo vai começar.
Ver o filho crescer e o que é bom o ensinar, estar perto, crescer junto, esperando ele falar. Ouvir a primeira vez, três letras apenas, pai, mas que soam, falam alto, não é palavra pequena.
E o infante vai crescendo, vai mudando a aparência, como o tempo passa rápido, já chegou a adolescência. Tempos difíceis, de muitas mudanças, onde eles já começam, pelo aprendizado da vida, fazerem suas próprias andanças.
A juventude chegou, se aproxima a adultez, e nós, pais, começamos a perceber, estamos perdendo a vez.
Ser pai é ver tudo isso, é sofrer junto, é ensinar, é o extremo do verbo amar, é vê-los ir, não mais ficar, é agir com sensatez.
E um dia eles se vão, ficamos tão preocupados, com o coração na mão. Vai filho, cresça em graça, voe, traçe seu próprio caminho, e quando você precisar, seu pai aqui estará, tens sempre um lugar no ninho.
Vaner Benetti
Veja o vídeo onde ele homenageia os pais: