Orça a Rádio Cidade

Dia Nacional do Cordel e estilo literário, 1 de agosto

Compartilhe:

Vinda de Portugal para o Brasil no século XVII, a literatura de cordel adquiriu traços da cultura nordestina

Em 1º de agosto comemora-se o Dia Nacional do Cordel, estilo literário muito presente no Nordeste que recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro em 2018. A Literatura de Cordel é um gênero literário popular, escrito frequentemente de forma rimada, originada de relatos orais e depois impressos em folhetos.

Vinda de Portugal para o Brasil no século XVII, a literatura de cordel adquiriu traços da cultura nordestina e se transformou em expressão da região. Impressos de forma artesanal em folhetos, os cordéis eram popularmente vendidos em feiras dispostos em cordões – daí veio o nome desse gênero literário.

Essas pequenas impressões de poemas rimados que eram apresentadas penduradas em cordas – ou cordéis, como é chamado em Portugal – chegaram ao Nordeste brasileiro junto com os colonizadores portugueses, dando origem à literatura de cordel como conhecemos hoje, famosa em Pernambuco, Ceará, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte.

Agosto é comemorado o Dia do Poeta de Cordel. A Literatura de Cordel é um tipo de poesia popular, originalmente oral, que depois era impressa em folhetos simples. Este gênero literário chegou ao Brasil com os portugueses e tem sua origem com as cantigas dos trovadores medievais, que usavam versos para relatar as notícias da época.

O nome “cordel” originou-se da forma como estes folhetos eram comercializados, pendurados em cordas ou barbantes. No Brasil é uma produção típica da região Nordeste e tradicionalmente vendida em feiras e mercados populares pelos próprios escritores. Uma das características particulares do Cordel são as ilustrações chamadas xilogravuras, que usam uma técnica que entalha a imagem em relevo na madeira e a reprodução é feita como um carimbo sobre o papel.

A poesia dos cordelistas é feita para ser declamada. Para ser considerada literatura de cordel, as obras devem obedecer certas regras de métrica, rimas e variações linguísticas. Os temas, no entanto, percorrem os mais variados assuntos – desde aventuras de heróis da cultura nordestina a piadas.

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados