O recepcionista é o profissional que trabalha na recepção ou portaria de estabelecimentos privados ou públicos no atendimento ao público interno ou externo. Trata-se de uma função estratégica para a organização por envolver o atendimento das pessoas e o controle de acesso físico do local.
A atuação do recepcionista é estratégica pois, trata-se da porta de entrada do estabelecimento, seu “cartão de visita”. Um atendimento de excelência na linha de frente pode fazer com que toda a cadeia de serviços seja realizada de maneira eficaz.
O recepcionista é o profissional que trabalha na recepção ou portaria de estabelecimentos privados ou públicos. É o responsável pelo atendimento ao público interno e externo de um estabelecimento, atendimento telefônico, encaminhamento a órgãos e departamentos competentes, além de auxílio a outros setores da organização.
A recepção é o local de recepcionar e atender pessoas. Normalmente construído como um balcão na entrada de um edifício, a recepção é encontrada principalmente em meios de hospedagem, empresas, hospitais, consultórios médicos e órgãos públicos.
A pessoa empregada de ocupar a recepção é chamada de recepcionista. Cabe ao recepcionista (entre outros) responder perguntas gerais e/ou direcionar as perguntas para outros profissionais qualificados.
O mercado de trabalho para recepcionista é bem extenso pois, qualquer estabelecimento precisa de um profissional para recebimento de colaboradores, prestadores de serviço, clientes e visitantes.
O recepcionista poderá trabalhar em empresas privadas ou públicas, hotéis, hospitais, clínicas, escolas, órgãos públicos, entre outros.
Para ser um bom profissional, o recepcionista deve ter qualidades e habilidades específicas, como pontualidade, dinamismo, discrição, atenção, organização, educação, confiança, autonomia e segurança.
O grau de escolaridade para ser recepcionista depende do estabelecimento. Normalmente, exige mínimo de nível fundamental mas, algumas empresas podem exigir curso técnico ou graduação específica.
Dependendo do local, faz se necessidade também a fluência numa segunda língua, como inglês ou espanhol.
O perfil do recepcionista ideal envolve diversas qualidades, dentre elas:
- Responsabilidade; Dinamismo; Discrição; Organização; Atenção; Iniciativa; Criatividade; Imparcialidade; Flexibilidade; Comunicabilidade; Ponderação; Educação; Simpatia; Confiança; Sigilo; Autonomia; Segurança; Lealdade; Postura; Empatia; Ética profissional.
- Recepcionar, atender e orientar pessoas; Utilizar recursos de informática (computadores, impressoras, catracas eletrônicas e etc);
- Controlar a entrada e saída de pessoas e bens; Receber e transmitir mensagens;
- Receber e fazer ligações telefônicas; Receber, organizar, encaminhar e arquivar documentos;
- Fazer o controle patrimonial de bens, referente ao seu setor de trabalho; Confeccionar relatórios;
- Prestar informações; Organizar o ambiente da recepção.