Origem. No dia 4 de julho é comemorada a Declaração da Independência dos Estados Unidos de 1776, quando as Treze Colônias declararam a separação do Império Britânico. Entretanto a data se tornou oficialmente feriado nacional somente em 1941.
O 4 de Julho marca a data histórica de 1776, quando a Declaração da Independência, escrita por Thomas Jefferson, foi aprovada pelo Segundo Congresso Continental da Filadélfia. O documento afirmava que as colônias americanas não desejavam mais ser governadas pela Grã-Bretanha – queriam se tornar seu próprio país. Spoiler: teve guerra.
Assim como nós, os americanos têm um dia para comemorar a independência do seu país. Foi no século XVIII que a nação estadunidense deixou de ser uma colônia inglesa, transformando-a em um Estado independente e rompendo laços com a Coroa Britânica.
Desde 1870, a data é um feriado nacional no país, sendo muito celebrada anualmente pelos americanos. Aqui, você vai descobrir mais sobre a Independência dos Estados Unidos e como a população costuma festejar esse marco importante na história do país.
No dia 4 de julho de 1776, foi publicada a declaração escrita por Thomas Jefferson, instituindo a Independência dos Estados Unidos. Por unanimidade, as treze colônias estadunidenses votaram a favor, contribuindo com a emancipação do país. Mas não foi nada fácil conquistar essa vitória, afinal, isso só ocorreu após uma guerra entre cidadãos americanos e os ingleses colonizadores do país. Tudo começou quando a Coroa Britânica decidiu estabelecer novos impostos, que exigiam bem mais da população e prejudicavam a ascensão econômica da região.
Contudo, foi somente em 1783 – quase dez anos depois – que a independência norte-americana foi reconhecida pela Inglaterra, após a assinatura do Tratado de Paris.
Sendo um dos feriados mais populares entre os cidadãos dos Estados Unidos, bem como o Thanksgiving e o Natal, as comemorações rodam o país inteiro, proporcionando desde desfiles cívicos até queimas de fogos de artifício para quem quer celebrar. Acontecem também muitos eventos ao ar livre, como apresentações e shows nos parques das cidades, e churrascos em família. Outra característica marcante é o patriotismo da população. Na celebração do 4 de julho, as pessoas exibem as cores da bandeira dos Estados Unidos por todos os lados, exaltando a história do país e suas conquistas.