A palavra vem do latim labora, a qual traduzimos como trabalhar em português, e segue indicando aquele que trabalha diretamente com a terra, onde começa o ciclo da vida e do qual o meio urbano depende diretamente.
Portanto, o significado de agricultor está mais relacionado com quem realiza a cultivo da terra ou o plantio, sendo assim, agricultor é quem trabalha na agricultura. Lavrador também se aplica aos donos das terras em que a agricultura e a pecuária são realizadas.
Lavrar a terra é torná-la fértil para produção de alimentos frescos e nutritivos. Alguém com tal habilidade consegue aumentar a produtividade das lavouras graças a conhecimentos obtidos de antepassados. Estamos nos referindo ao lavrador, profissional de suma importância para todos nós e para o desenvolvimento do país. Sem ele, a humanidade tende a perecer e sucumbir por falta de alimentos.
Embora a tecnologia tenha transformado e revolucionado o setor agrícola, não podemos nos esquecer da importante contribuição dos antigos lavradores que, com a prática passada por gerações, tornou a terra frutífera às mais diversas culturas. Preparação do solo, calagem, adubação, irrigação, tratos culturais, controle de pragas, colheita, nada é realizado, com eficiência e virtuosidade, sem o labor do homem do campo.
Tamanho o reconhecimento de seu trabalho que, todos os anos, o país comemora, em 23 de junho, o Dia do Lavrador. A homenagem vem resgatar, retomar e preservar o valor do trabalhador do campo, que luta, de sol a sol, para colher o pão nosso de cada dia. A todos os lavradores do país, nós, do grupo CPT, externamos todo apreço e gratidão. Parabéns por seu dia!