Orça a Rádio Cidade

Dia Nacional do Café, 24 de maio

Compartilhe:

O Dia Nacional do Café é celebrado em 24 de maio no Brasil.

Esta data homenageia uma das mais deliciosas paixões nacionais: o café!

O Dia Nacional do Café é comemorado entre os brasileiros desde 2005, quando foi incluído no Calendário de Eventos do Brasil por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC.

Na nossa história, o Dia do Café relembra o início das grandes plantações cafeeiras no país, responsáveis por representar um importante período histórico para o desenvolvimento da economia e sociedade brasileira. Atualmente, mais de 1,8 milhão de hectares no país são dedicados ao cultivo do grão.

De acordo com dados da ABIC, aproximadamente 9 em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café. Seja ele carioca, cappuchino, expresso ou americano… O café é sem dúvidas um “queridinho” no país.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo e o estado de Minas Gerais concentra a maior parte da produção cafeeira no território.

Voltando aos dados fornecidos pela ABIC, a conta ficou interessante. O consumo no Brasil foi de 19,13 milhões de sacas em 2010. Considerando que cada xícara leva cerca de 10 gr de pó (isso sem contar o desperdício na hora do preparo), uma saca de 60kg, portanto rende até 6 mil xícaras de café (aquelas tradicionais, de 50ml). Portanto, quase 115 bilhões de xícaras foram consumidas no ano passado.

Ao calcular um ano de 365 dias com 24 horas, chegamos ao total de 314 milhões de xícaras por dia, o que representa uma média de 216 xícaras consumidas por minuto no Brasil. Ufa! Enquanto eu apanhava desta conta, centenas de cafezinhos foram consumidos do Oiapoque ao Chuí.

  1. O café é a segunda bebida mais popular do mundo, atrás apenas da água;
  2. O café é uma fruta;
  3. Existe uma crença forte em muitas culturas que mostra o futuro a partir da borra de café. A técnica é conhecida como cafeomancia;
  4. Existem mais de 25 tipos de café no mundo;
  5. A palavra “Cappuccino” surgiu no século XVI estando associado a Ordem dos Capuchinhos, reconhecidos por seus capuzes ou Capuccinos , em italiano.

O item que serve como base para bebidas, sobremesas e pratos salgados, não pode faltar na mesa dos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café, o país é o maior produtor, exportador e segundo maior consumidor de café em nível mundial.

O café é uma planta que tem a sua origem no continente africano, na região da Etiópia. Estima-se que a região da Cafa, na Etiópia, é quem originou o nome de Café. Segundo reza a lenda, um pequeno pastor começou a perceber que suas cabras ficavam diferentes, alteradas, quando comiam determinada folhagem (que era a planta de café).

Saindo da Etiópia e indo diretamente para a Arábia, os árabes tentaram manter o privilégio, já que a planta era considerada milagrosa e tinha um papel social muito importante, devido ao seu uso medicinal utilizado na época, para cuidar e curar vários males. Saindo da Arábia, o café foi levado diretamente para o Egito, ainda no século XVI e um pouco mais tarde, chegou a Turquia.

Já na Europa, ele chegou no século XVII e foi produzido, primeiramente, na Inglaterra e na Itália. Lá o café era consumido por todas as classes sociais, incluindo os intelectuais da época. Pouco tempo depois, ele invadiu outros países como Suíça, Holanda, Alemanha, França e Dinamarca.

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados