Orça a Rádio Cidade

Carnaval em plena Semana Santa causa indignação entre católicos

Compartilhe:

No Ceará, município lança festa de Carnaval com o nome de “Paixão”; evento começa bem na Sexta-feira Santa

Por causa da pandemia da Covid-19 muitas cidades brasileiras adiaram as festas e desfiles de Carnaval, que deveriam ter ocorrido entre os dias 26 de fevereiro e 1.° de março. Em Aracati, a 273 quilômetros de Fortaleza (CE), o prefeito decidiu fazer o Carnaval em plena Semana Santa.

A festa começa na Sexta-feira Santa e contará com shows de artistas de renome nacional. O nome do evento é um trocadilho que gera escárnio entre os cristãos: “Paixão Aracati”. O texto do cartaz ainda apela: “Vem aí a melhor Semana Santa do Estado”.

A realização da festa em pleno feriado religioso – um dos mais importantes do calendário católico – e o seu nome ambíguo e desrespeitoso para com a fé causaram revolta entre os internautas. “Colocar Paixão no Aracati, uma festa na Paixão de Cristo, pra mim é zombar de Cristo”, escreveu um internauta no perfil do prefeito no Facebook. “Acho que o prefeito não sabe nem o que é uma Bíblia Sagrada, pois não sabe distinguir as coisas Santas do profano. Deus nos guarde”, comentou outro seguidor.

O prefeito alegou que o evento irá fomentar a economia do município. “Aqui no Aracati muitas pessoas vivem o ano inteiro com a renda do Carnaval. Então, a importância do Carnaval no Aracati é grande, mas não tivemos no ano passado e nem esse ano. Por isso, com a possibilidade de reabrir os eventos nesse novo decreto, nós vamos com o ‘Paixão Aracati’ reaquecer a economia e o turismo do município”, informou.

Igreja protesta

As Paróquias de Nossa Senhora do Rosário, de Aracati, e de Santo Antônio (Majorlândia) emitiram uma nota sobre o evento. No texto, os padres Antonio Ronaldo, Djavan da Silva e Israel Alison criticam veementemente a associação do Carnaval com a Paixão de Cristo:

“O uso dos termos ‘Paixão no Aracati’ e a ‘melhor semana santa no Estado’, embora possam ser usados do ponto de vista legal, acabam por ferir a sensibilidade religiosa do povo cristão (católicos e evangélicos) não só de Aracati, mas de modo geral, já que a data e os termos simbolizam aos cristãos o centro celebrativo de sua fé, um tempo de forte teor religioso e reflexivo, além do que, até mesmo pessoas sem uma confissão de fé religiosa, também costumam fazer desse período momento propício para reflexão.”

A nota ainda pede que o prefeito “use de outros termos” para as propagandas e observe os horários da realização de shows, a fim de que a movimentação e o barulho não atrapalhem as celebrações religiosas.

No Espírito Santo

Em Vítória (ES), os desfiles das escolas de samba foram transferidos para os dias 7, 8 e 9 de abril – vésperas do Domingo de Ramos.

O coordenador de pastoral da Arquidiocese da capital, Pe. Renato Criste Crove, afirmou que realização do Carnaval no meio da Quaresma não deve causar confusão entre os católicos: “Os católicos não podem se confundir e devem celebrar com profunda piedade, reverência e amor esse Tempo Sagrado, no qual vivenciamos e fazemos memória do coração de nossa experiência de Fé que é a Paixão Morte e Ressurreição do Senhor”.

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados