Orça a Rádio Cidade

15 de Junho Dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa

Compartilhe:

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES), já que a violência contra idosos é considerada um fenômeno mundial.

Muitas vezes maltratados e agredidos por quem deveria cuidá-los, as agressões acontecem geralmente com idosos dependentes de cuidados especiais, que não têm mobilidade, que estão enfermos ou perderam as forças para se defender. O dia 15 de Junho foi criado então com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

Atualmente existem 810 milhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo. Só no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), do Censo 2010. E esse número deve triplicar pelos próximos 40 anos, chegando a ter duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira.

Para garantir o envelhecimento dessa população de forma saudável e tranquila, com dignidade e sem temor, opressão ou tristeza, precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência. E para aqueles que tem interesse profissional pela área, a Faculdade Laboro oferece a Pós- Graduação em Saúde do Idoso: Gestão e Assistência em Gerontologia, onde o profissional sairá apto para atuar na área de gerontologia, com ênfase no planejamento e gerenciamento de serviços, na prevenção de doenças, na promoção à saúde e bem estar do idoso.

 

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados