Orça a Rádio Cidade

25 de maio, Dia da Costureira

Compartilhe:

Profissionais autônomas ou empregadas na indústria, elas possuem a paciência e o dom de transformar tecido em arte

O trabalho da costureira é artesanal, quase artístico. Demanda muita paciência e dedicação transformar uma peça de tecido em uma peça de roupa. Costurar é muito mais do que cortar e remendar tecidos, envolve cuidado e muito carinho.

Como autônomas ou empregadas, as costureiras exercem a função de movimentar um setor que fatura bilhões por ano. O setor da moda é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. E é através das mãos habilidosas que a criatividade dos estilistas toma forma e ganha vida.

Por sinal, o mercado oferece diversas vagas de trabalho para as costureiras. Só no município do Rio de Janeiro são abertas 500 novas oportunidades todos os anos, oferta de vagas que é bem superior à demanda. A remuneração costuma ser de R$ 700 a R$ 1.500.

Além da falta de mão de obra qualificada, que impede esses postos de serem preenchidos, existe a preferência pelo exercício da atividade de forma independente, sem vínculos com empresas. Muitas costureiras ainda preferem trabalhar como autônomas, pois dessa forma podem receber uma renda maior. Assim, é comum também que muitas procurem capacitação para trabalhar apenas em casa.

Dada a importância dessa profissional na história do vestuário e sua significativa contribuição para a sociedade, neste dia 25 de maio, o CPT – Centro de Produções Técnicas parabeniza e homenageia todas as costureiras!

Por Maria Clara Corsino

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados