Um revendedor é o profissional que adquire antecipadamente os produtos de uma empresa e realiza a revenda dos materiais estabelecendo sua margem de lucro. Assim, a margem de lucro de um revendedor costuma ser maior que a do representante, mas é necessário sempre ter um estoque para atender os clientes rapidamente.
Não há restrição de segmento nesse ramo, sendo possível atuar com a revenda de semijoias, de cosméticos, roupas, entre outras possibilidades.
O revendedor pode ainda montar seu próprio negócio, abrindo uma unidade física, criando sua própria equipe de vendas e estabelecendo as metas para todos.
Como o próprio nome diz, o representante de vendas atua diretamente representando a imagem de uma empresa, portanto, ele tem um caráter mais comercial.
Dessa forma, o representante não precisa adquirir um estoque antecipado, pois ele entrega apenas os produtos solicitados pelos clientes, recebendo uma comissão sobre cada venda. Assim, as tarefas do representante são mais focadas em manter o relacionamento com os clientes do que abrir seu próprio negócio.
Essa profissão também permite a atuação em diversos segmentos como moda, cosméticos, calçados, alimentos e o representante pode atender tanto clientes varejistas como distribuidores.
Apesar das diferenças no processo de negociação de produtos, existem algumas semelhanças entre o representante e o revendedor.
Em ambas as áreas, é necessário ter algumas habilidades para alcançar bons resultados nas vendas, como:
- Facilidade de comunicação;
- Ter bom planejamento;
- Responsabilidade no gerenciamento de seus horários;
- Organização;
- Proatividade;
- Ser paciente e prestativo;
- Ser capaz de trabalhar sob pressão;
- Visão estratégica;
- Conhecimento de estratégias de marketing;
- Ser adaptável a novos métodos de divulgação e vendas;
- Curiosidade em conhecer o mercado e a concorrência.
Além disso, alguém que deseja trabalhar como revendedor ou representante é uma pessoa de personalidade forte, que gosta de desafios profissionais e que quer ter sua própria economia.
Por isso, ambas as profissões são indicadas para quem deseja ter mais tempo com a família, ter seu próprio negócio, ter uma renda familiar extra ou simplesmente dedicar seus horários a outras atividades e hobbies.