Cerealista: aquele que produz ou comercializa cereais. A palavra é originada de Ceres, deusa romana do grão. É através do trabalho diário desses profissionais que alimentos saudáveis e nutritivos chegam à mesa de milhares de pessoas no Brasil e no mundo.
Afinal, a maior parte do que é consumido no Brasil e no mundo tem em sua composição a soja, o milho, o trigo ou algum outro cereal.
Comemoramos em 1º de Agosto o Dia do Cerealista. A Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA) se orgulha por representar um elo tão importante da cadeia produtiva do país. Responsáveis por beneficiar mais de 40% da safra anual de grãos no Brasil, as cerealistas associadas da ACEBRA desempenham um importante trabalho junto aos produtores rurais em diversos estados do país, desde o plantio até a comercialização dos grãos.
Nem é preciso citar a importância do cerealista como agente no combate a fome e a miséria, por comercializar produtos essenciais para o desenvolvimento humano.
Com os cereais não se faz só pão. Sabemos que o trigo e o centeio são usados para fazer pão. Mas, atualmente, os cereais são produzidos para muitos outros fins: os cereais transformaram-se mesmo numa matéria prima para as indústrias. A cerveja já existia no tempo dos Egípcios. Os Gauleses também tinham a sua cervoise.