Dia do Farmacêutico 20 de janeiro

- Advertisement -
- Advertisement -

O Dia do Farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro no Brasil.

Esta data homenageia o profissional formado no curso superior de Farmácia, que é responsável pela promoção da saúde e bem-estar das pessoas e, entre outros, pela promoção do uso racional de medicamentos.

A ideia para criar uma data que celebrasse os profissionais de Farmácia começou com o farmacêutico Oto Serpa Grandado, que em 7 de janeiro de 1941, durante uma reunião da Associação Brasileira de Farmacêuticos, questionou os colegas o motivo pelo qual não existia um dia especial para comemorar a profissão, já que todas as outras profissões tinham uma data comemorativa.

Porém, apenas em 23 de janeiro de 2007, através da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, o Conselho Federal de Farmácia reconheceu o Dia do Farmacêutico. E somente em 2010, o Dia Nacional do Farmacêutico foi instituído, de acordo com a Lei n.º 12 338, de 25 de novembro de 2010.

A escolha da data decorre do fato de que no dia 20 de janeiro é comemorado o aniversário da Associação Brasileira de Farmácia, a qual surgiu em 1916.

O farmacêutico é um super-herói, que ajuda a proteger a humanidade das doenças mais mortais para o ser humano! Seu empenho, conhecimento e dedicação são essenciais por ajudar a salvar milhões de vidas anualmente.

Farmacêutico, produtor de bem-estar, manipulador da cura, administrador da vida. Parabéns pelo seu dia!

O lema do farmacêutico é o mesmo do soldado: servir! Um serve à Pátria; outro serve à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça.

São Cosme e Damião são considerados os padroeiros dos médicos e farmacêuticos no Brasil.

Oração a São Cosme e Damião

“São Cosme e São Damião! Por amor a Deus e ao próximo, consagrastes a vida no cuidado do corpo e alma dos doentes.

Abençoai os médicos e farmacêuticos. Alcançai a saúde para o nosso corpo. Fortalecei a nossa vida. Curai o nosso pensamento de toda maldade.

A vossa inocência e simplicidade ajudem todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras. Fazei que elas conservem sempre a consciência tranquila.

Com a vossa proteção, conservai o meu coração sempre simples e sincero. Fazei que eu lembre com frequência estas palavras de Jesus: “Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino de Deus”.

São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, médicos, farmacêuticos e enfermeiros.”

- Advertisement -

LEIA TAMBEM

- Advertisement -
- Advertisement -

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here